Diário de Notícias

Incêndio no Algarve obrigou a evacuar casas e um lar de idosos

Fogo começou ao princípio da tarde no concelho de Monchique, mas alastrou para o de Portimão, onde a situação ao final do dia era mais complicada.

-

Chamas começaram no sítio do Tojeiro, perto da serra, e alastraram-se para o concelho vizinho de Portimão. Pelo menos 30 pessoas tiveram de ser retiradas de casa e a A22 chegou a ser cortada.

Mais de 300 bombeiros, apoiados por 97 viaturas e sete meios aéreos, combatiam ontem, ao final da tarde, um incêndio que começou por volta das 13h30, numa zona de mato, no lugar de Tojeiro, freguesia de Marmelete, no concelho de Monchique, mas alastrou para o concelho vizinho de Portimão. Pelo menos 30 pessoas tiveram que ser retiradas de duas casas e de um lar de idosos não licenciado na Pereira, junto ao Autódromo de Portimão, e as chamas ameaçavam localidade­s como Vidigal Velho ou Alcalar.

O comandante operaciona­l distrital de Faro da Proteção Civil, Richard Marques, disse, em conferênci­a de imprensa, que o incêndio se estendia ao início da noite em duas frentes, uma a norte, no concelho de Monchique, menos preocupant­e porque não tinha habitações em risco, e outra a sul, esta mais preocupant­e por haver vários aglomerado­s populacion­ais. O vento “inconstant­e e forte”, somado ao “combustíve­l seco” no terreno, estava a complicar o combate às chegas.

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, confirmou que a situação no seu concelho já estava “mais tranquila”, com os meios concentrad­os no município de Portimão, onde as chamas “consomem um armazém de resíduos e estão próximas de habitações”. Em Monchique, o fogo consumiu apenas “pequenas estruturas de apoio agrícola”, revelou, dizendo, contudo, que as autoridade­s continuava­m atentas ao evoluir da situação.

“O fogo continua a lavrar numa área muito grande, evoluiu muito. Foi necessário afetar meios junto das populações e neste momento a maior preocupaçã­o é em Portimão, junto ao autódromo”, contou. A estrada de acesso ao autódromo a partir da A22 chegou a ser cortada por causa do incêndio.

 ??  ?? Imagens do incêndio que lavrou ontem à tarde nos concelhos de Monchique e Portimão e da evacuação do lar de idosos. Mais de 300 operaciona­is estavam a combater as chamas, com auxílio de 97 viaturas e sete meios aéreos.
Imagens do incêndio que lavrou ontem à tarde nos concelhos de Monchique e Portimão e da evacuação do lar de idosos. Mais de 300 operaciona­is estavam a combater as chamas, com auxílio de 97 viaturas e sete meios aéreos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal