Diário de Notícias

PORTUGAL

Chegou ao fim o projeto que durante um mês contou as histórias de quem deixou as grandes cidades e foi viver para o interior.

- TEXTO E FOTOGRAFIA REINALDO RODRIGUES

Hoje não precisamos de subir a uma serra nem cruzar uma miríade de estradas municipais. Não vamos ao encontro de uma pastora em Casais de Folgosinho nem conhecer os Herdeiros do Moinho a Penamacor. Ou ao centro geodésico do país, em Vila de Rei. Na última peça impressa do projeto #UmOutroPaí­s, fazemos uma reflexão sobre esta aventura e o nosso lugar de conversa é uma sala de aula na Escola Superior de Comunicaçã­o Social (ESCS), onde esteve o coração deste projeto. Escrevemos coração porque este é um projeto de muito fôlego para quem trabalha nesta sala de forma inteira e voluntária.

Foi nesta sala, durante uma aula de Jorge Souto, professor na ESCS, que pela primeira vez surgiu a ideia de usar numa reportagem um conceito muito familiar ao mundo da ficção e do entretenim­ento. O conceito de transmedia é já uma forma de comunicar videojogos e sagas de entretenim­ento, como o mundo da banda desenhada. No nosso país, contudo, existem poucos projetos na área da comunicaçã­o social que possam carregar esse título.

O professor tinha noção disso. O conceito, no plano teórico, é relativame­nte simples, mas para um produto informativ­o enfrenta algumas resistênci­as. Diversas vezes tivemos de explicar a nossa ideia: à sombra do Castelo de Marvão, em Seia, no coração da serra da Estrela ou à volta de uma mesa, em Serpa.

A narrativa transmedia é frequentem­ente aplicada na ficção e muitas vezes esse era o exemplo dado aos entrevista­dos para explicar o projeto. O nosso #UmOutroPaí­s é como uma daquelas sagas em que vão aparecendo super-heróis. Frequentem­ente nestas epopeias os super-heróis vão desfilando na narrativa e cada um vai ajudando a contar uma história. Quem conhece este tipo de universo sabe que cada um destes personagen­s tem história própria e relevante.

A ideia do nosso projeto era criar uma história maior, um universo. Colocar no centro da discussão um tema relevante para a nossa sociedade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal