Diário de Notícias

Mais vagas no ensino superior. São 52 963 para o ano 2021-2022

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 6 e 20 de agosto.

- TEXTO SUSETE HENRIQUES Consulte em www.dn.pt a lista completa de vagas para o ano letivo 2021-2022.

Oacesso ao ensino superior para o ano letivo 2021-2022 vai arrancar com 52 963 vagas, o que representa um aumento de dois por cento em comparação com o número de vagas iniciais disponibil­izadas no ano anterior. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, quando falta uma semana para o início do concurso nacional de acesso, que decorre entre os dias 6 e 20 de agosto.

Das 52 963 vagas disponibil­izadas no país para o próximo ano letivo, 721 são destinadas aos concursos locais, que são realizados diretament­e nas instituiçõ­es de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança.

Nos estabeleci­mentos localizado­s em regiões com menor procura e menor pressão demográfic­a, o número de vagas cresce 2% face às vagas iniciais disponibil­izadas do ano letivo anterior.

Estas instituiçõ­es registam o mesmo aumento percentual de vagas quanto aquelas que estão sediadas no Porto e Lisboa (2%).

Nas instituiçõ­es que estão em regiões com menor procura e menor pressão demográfic­a, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, do Instituto Politécnic­o de Coimbra, é a que regista um maior aumento em termos percentuai­s (16%). Neste estabeleci­mento, as vagas totais subiram de 210 para 243 – mais 33.

Em sentido inverso, verifica-se no Instituto Politécnic­o de Tomar um decréscimo de 2%, com menos dez vagas em comparação com o ano passado – passou de 510 para 500, quando em 2020 tinha registado um aumento de dez vagas.

Já nas restantes regiões o aumento do número de vagas é de 1,4%, mostram os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tutelado por Manuel Heitor.

A percentage­m sobe para 3% no que se refere ao aumento do número de vagas nas áreas de formação de competênci­as digitais. Esta subida teve uma maior expressão nas instituiçõ­es localizada­s em regiões com menor pressão demográfic­a, onde se registou uma subida de 3,4%, em comparação com 2020.

Digitais e Medicina sobem

Aqui, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, do Instituto Politécnic­o de Coimbra, destaca-se no aumento de vagas nos ciclos de estudo de competênci­as digitais, com um aumento de 45,3%, o que correspond­e a mais 34 vagas nestas áreas de formação, face ao ano anterior,

O ministério indica ainda que há mais 385 vagas nos ciclos de estudo com maior concentraç­ão de melhores alunos, com a exceção do curso de Medicina. O cresciment­o no número de vagas situa-se em cerca de 14% face às vagas iniciais do ano anterior. O curso de Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto (IP Porto) regista o maior aumento neste segmento (44%). Passa de 25 para 36 vagas. Já relativame­nte ao curso de Medicina, o total de vagas cresceu de 1517 em 2019 para 1529 em 2021, segundo o governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal