Diário de Notícias

Políticos distribuem férias pelo norte e sul de Portugal

As três figuras de Estado e dirigentes partidário­s gozam período de descanso no país. As opções incluem praia, campo e serra.

-

Agosto é sinónimo de descanso para a política. Em ano de eleições autárquica­s, dirigentes aproveitam para viajar pelo Continente, como em geral tem acontecido em verões anteriores.

António Costa prepara-se para as férias habituais a sul do país, mas o seu gabinete ainda não divulgou quando. Ferro Rodrigues divide o descanso deste ano entre Altura (Castro Marim) e a Praia Grande (Sintra). Marcelo Rebelo de Sousa mantém os banhos em Cascais e irá como peregrino a Santiago de Compostela. Os restantes políticos seguirão a linha das três principais figuras de Estado, fazendo férias cá dentro e sem surpresas.

O primeiro-ministro “deverá rumar alguns dias a sul, como habitualme­nte, mas ainda sem datas marcadas”, disse fonte do gabinete de António Costa à agência Lusa. Ou seja, sem novidades em relação aos anos anteriores, tal como acontece com a segunda figura de Estado, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. Dividirá as férias entre a praia algarvia de Altura e a Praia Grande, em Sintra.

A Lusa não conseguiu antecipar os planos de férias do Presidente da República, mas um projeto já foi anunciada. Em agosto, irá como peregrino fazer parte do Caminho de Santiago. Marcelo Rebelo de Sousa fez essa promessa em maio, quando recebeu no Palácio de Belém o presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo.

Rui Rio vai nesta primeira semade agosto para Viana do Castelo e sem data para regresso, informou fonte do PSD. O período de férias dependerá da agenda política.

A coordenado­ra do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, passará a primeira quinzena do mês “na região Norte”.

Inês Sousa Real, porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), também escolheu descansar na primeira quinzena de agosto. Período que irá passar com o marido e os dois animais de companhia (o cão e a gata). A sua preocupaçã­o é escolher alojamento­s pet-friendly, acessíveis a animais. A primeira parte será a norte, no Parque Nacional Peneda-Gerês, “na esperança de poder observar alguns lobos ibéricos e as suas crias no seu habitat natural”. Nos restantes dias,irá para o Alentejo.

Jerónimo de Sousa, já começou as férias, o que prolongará até as primeiras semanas de agosto. Está “com a família no sul do país”, referiu fonte do PCP.

José Luís Ferreira, do Partido Ecologista “Os Verdes”, ficará uma semana em Agosto em Vila Pouca de Aguiar, a sua terra natal. Aproveitar­á “para estar com a família, fazer caminhadas pela serra e beber água nas fontes”. Tem ainda marcada uma passagem pela região de Setúbal, “onde cumprirá alguma agenda política, uma vez que é candidato à presidênci­a da Assembleia Municipal do Barreiro”, e uma semana no Algarve “para ir à praia, ler e escrever”.

Apesar de ainda não ter os locais de férias marcadas, a assessoria de André Ventura, presidente do Chega, adiantou que serão entre 12 e 23 de agosto. É o único que irá passar uns dias numa “fora do país”, mas também estará pelo Algarve.

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai andar pelo país, “aproveitan­do alguns momentos de lazer nos buracos da agenda autárquica que será passada na estrada”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal