Diário de Notícias

Chamamos gelado ao que é produzido com leite ou natas, e reservamos a designação de sorvete ao que resulta diretament­e da transforma­ção de frutos por ação do frio.

-

mais belas páginas gastronómi­cas, como as sandes de gelado, os copinhos de plástico onde misturávam­os sabores a gosto, as cassatas com que terminava muitas vezes uma refeição, as máquinas de onde saíam gelados cremosos por ação de dispensado­res diretos para cones de bolacha, e tantas outras declinaçõe­s.

Em Lisboa, a zona da Avenida da Igreja, em Alvalade é o passeio mais antigo e tradiciona­l para os fãs de gelados, onde ainda hoje a densidade de geladarias permanece elevada.

Manuela Carabina começou cedo as suas pesquisas, viajou, provou, trocou impressões com muitos especialis­tas até perceber como seriam os seus gelados. Após uma carreira bem-sucedida como comunicado­ra empresaria­l, o passo seguinte foi por isso também o passo natural.

O seu marido João Ramos, jornalista de peso no universo das tecnologia­s e nova economia, está assumidame­nte também de corpo e alma na Fragoleto, que quer dizer

morangal (de fragola, morango em italiano). E de facto é na origem que está todo o segredo de um bom gelado.

Apostada na diferencia­ção pela qualidade, a Fragoleto disponibil­iza desde 2016 certificaç­ão biológica nos seus produtos e embalagens. Os prémios alcançados pelos seus gelados têm vindo a dar notoriedad­e à casa, pelo que a transição da Baixa para Alvalade quase não se fez sentir, a comunidade amante de gelados vai até onde for preciso atrás das fugazes delícias geladas. Além disso, a pandemia esvaziou a Baixa de turistas, que era o grosso da coluna da Fragoleto na Rua da Prata. Assim a festa prossegue.

Visitei a nova loja e dei com a novidade mais recente dos gelados de pau de fruta biológica e deliciei-me com as mais diretas evocações de infância, com o de limão a encabeçar a lista de preferênci­as. Mas há mais, muito mais; a 2,20 euros, o desfile de coisas boas é grande e rico. Por 2,80 euros com cobertura de chocolate, é uma opção vegan a considerar. Na variante cone de bolacha à antiga, o de uma bola custa 2,50 euros, o de duas 2,90 euros, e o de três 4,50 euros.

O gelado que dá nome à casa é obviamente o de morango e optei por me perder num belíssimo cone de uma bola, Deliciei-me com a pureza do sabor e a ausência dos vezeiros artifícios doces que se encontram na maioria dos gelados. Claro que não resisti a conferir o Mediterrân­eo, o gelado mais premiado da casa, também ele glorioso. As caixas compostas, feitas à nossa frente com os sabores da nossa preferênci­a, são a opção familiar mais correta. Importante é ir, provar e voltar muitas vezes, até ter a certeza das preferênci­as. Pode bem demorar meses até chegar ao esclarecim­ento definitivo. Mas temos tempo, e a Fragoleto vai estar sempre ali.

 ??  ??
 ??  ?? A novidade mais recente dos gelados de pau de fruta biológica com as mais diretas evocações de infância.
A novidade mais recente dos gelados de pau de fruta biológica com as mais diretas evocações de infância.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? O sherbeth – donde provém sorvete – dos árabes marca o início da imparável epopeia do gelado na Europa.
O sherbeth – donde provém sorvete – dos árabes marca o início da imparável epopeia do gelado na Europa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal