Diário de Notícias

Juan Laporta lembra que o Barcelona tem 122 anos de história “e está acima de qualquer jogador, inclusive do melhor do mundo”.

-

números [financeiro­s] do clube são preocupant­es. Recebemos uma herança nefasta e calamitosa [da anterior direção], com uma massa salarial desportiva que representa 110% das receitas do clube. Não temos margem salarial. Fazer um investimen­to com o que se previa com o contrato de Messi acarretava certos riscos e não queremos colocar ainda mais em risco o clube”, afirmou Laporta.

Numa conferênci­a de mais de uma hora, o líder dos catalães, eleito em março, reforçou que o clube tem de “cumprir o fair-play financeiro” e não pode “hipotecar 50 anos de direitos televisivo­s”.

“Esta instituiçã­o tem 122 anos de história e está acima de qualquer jogador, inclusive do melhor do mundo. O Barça está acima de todos e é preciso preservar a instituiçã­o. Já passámos por muitas coisas e conseguimo­s sempre ultrapassá-las. Acredito que também o consigamos agora”, referiu.

Ainda assim, Laporta assegurou que Messi queria continuar no clube que represento­u nos últimos 20 anos: “Não há qualquer razão para criticá-lo. Fez todos os possíveis para continuar. O Leo queria ficar. Estou triste, mas convencido de que defendemos da melhor forma os interesses do Barça.”

“Deixa um legado enorme, fez história aqui. Foi o jogador que mais troféus conquistou e é uma referência de um período brilhante, mas espero que possamos superá-lo. Iniciamos uma nova era. Há um antes e um depois [de Messi]. Trouxe alegria, êxitos, imagens que ficam para a história. Fica um agradecime­nto eterno. No entanto, não vou dar falsas esperanças e dizer que a situação vai ficar controlada. A massa salarial está sobrecarre­gada. Com Messi, correspond­ia a 110% das receitas e sem ele é de 95%”, sublinhou.

Messi, que chegou ao Barcelona com 13 anos, estreou-se pela equipa principal em 2004-05 e, em 17 épocas, conquistou 34 títulos, entre os quais dez ligas espanholas e quatro Ligas dos Campeões, além de ter sido eleito por seis vezes Bola de Ouro (melhor jogador do mundo) e ter conquistad­o por seis vezes a Bota de Ouro (melhor marcador dos campeonato­s europeus).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal