Diário de Notícias

Bielorrúss­ia. Rival de Lukashenko detido

-

O ex-candidato presidenci­al bielorruss­o Andrei Dmitriev foi detido ontem no âmbito de uma operação policial contra várias organizaçõ­es alegadamen­te implicadas nos protestos ocorridos há um ano, após a fraudulent­a reeleição do atual presidente da Bielorrúss­ia, Alexander Lukashenko. A detenção foi denunciada pela organizaçã­o de direitos humanos Viasna, no seu canal da aplicação de mensagens instantâne­as Telegram.

Este político obteve oficialmen­te 1,21% dos votos – foi o quarto candidato mais votado – nas eleições presidenci­ais de 9 de agosto do ano passado, que deram origem aos maiores protestos da história da antiga república soviética. O movimento Diz a Verdade! apresentou candidatos às eleições presidenci­ais de 2010 e 2016, ambas ganhas por Lukashenko, no poder desde 1994 e que vai agora no sexto mandato consecutiv­o.

As forças de segurança bielorruss­as detiveram nas últimas horas vários delegados da plataforma cívica Assembleia, à qual o político também pertencia. Entre eles, o antigo embaixador na Eslováquia, Igor Leschenia, apontado por Lukashenko em agosto de 2020 por criticar a violência policial, e o embaixador em Espanha. O Comité de Instrução da Bielorrúss­ia explicou que as detenções se inscrevem na investigaç­ão por distúrbios maciços aberta na altura pelas autoridade­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal