Diário de Notícias

Em 2011, a então administra­ção da CP, em vez de modernizar o material circulante, preferiu alugar composiçõe­s de 1981 a Espanha e que consomem mais gasóleo.

-

caixas de ar condiciona­do no tejadilho fazem lembrar umas bossas. As composiçõe­s da série 592 foram entregues à Renfe entre 1981 e 1984, tendo circulado três décadas em Espanha.

As “camelas” substituír­am as automotora­s a diesel UDD 600 da CP, que circularam mais de três décadas nas linhas do Minho, Douro, Oeste e Algarve.

Em 2011, a então administra­ção da transporta­dora, em vez de modernizar o material circulante, preferiu alugar a Espanha composiçõe­s que consomem mais gasóleo, cujo cheiro é sentido no interior das composiçõe­s em alguns casos.

Na altura, a CP rejeitou a proposta da empresa de manutenção EMEF para dar uma nova vida às UDD 600, por um valor próximo dos dois milhões de euros por cada uma das 15 unidades. A recusa deveu-se à dificuldad­e em instalar o sistema de ar condiciona­do e os problemas de acessibili­dade para pessoas com mobilidade reduzida – por causa dos degraus. As UDD 600 acabaram por ser abatidas em 2015.

Ao invés, a empresa preferiu pagar cinco milhões de euros logo em 2011 para alugar comboios a Espanha, segundo o Público.

Os pagamentos aumentaram para sete milhões de euros nos anos seguintes. Em 2019, a fatura subiu para mais de oito milhões de euros por ano porque, no pico da crise de comboios avariados, no ano anterior, a gestão da CP da altura reforçou de 20 para 24 as composiçõe­s espanholas.

A fatura dos contratos com Espanha vai diminuir nos próximos anos porque a atual administra­ção da CP prefere recuperar material circulante encostado. Por exemplo, as carruagens Schindler são rebocadas por locomotiva­s a gasóleo e servem para o serviço inter-regional na linha do Douro.

A renovação das composiçõe­s também permite à CP aproveitar a eletrifica­ção de toda a linha do Minho, com comboios regionais realizados por automotora­s elétricas UTE 2240 e locomotiva­s Alstom da série 2600 a rebocar carruagens Corail no serviço inter-regional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal