Diário de Notícias

Benfica vence por 2-1, mas golo do PSV deixa tudo em aberto

Águias pareciam encaminhad­as quando foram para intervalo a vencer por 2-0, mas golo do PSV deixa tudo em aberto para a segunda mão.

- TEXTO DAVID PEREIRA david.pereira@dn.pt

OBenfica venceu ontem à noite o PSV por 2-1, no Estádio da Luz, e vai partir na frente quando as duas equipas se voltarem a defrontar na terça-feira, em Eindhoven, na segunda-mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Um golo de vantagem é curto, é verdade, mas não deixa de ser uma vantagem. Poderia ser pior, se as regras da UEFA ainda favorecess­em quem marca mais golos fora ou se os holandeses tivessem capitaliza­do a supremacia que tiveram durante o segundo tempo.

Perante 20 mil espetadore­s e num encontro que opunha dois conjuntos que somavam por vitórias todos os jogos disputados nesta temporada, Jorge Jesus voltou a apostar no 3x4x3, apesar da ausência do habitual central do lado esquerdo, o belgaVerto­nghen, ontem rendido pelo brasileiro Morato. No ataque, o ucraniano Yaremchuk convenceu o treinador a sentar Gonçalo Ramos no banco, tendo sido ladeado por Pizzi e Rafa. Foi precisamen­te o tridente ofensivo encarnado que construiu o golo inaugural, aos 10 minutos: passe de Pizzi paraYaremc­huk, que por sua vez isolou Rafa, que colocou a Luz em delírio.

O reduto benfiquist­a voltou a festejar no final da primeira parte, quando o alemão Weigl fez o 2-0 na sequência de um pontapé de canto, dando à formação portuguesa uma vantagem que até nem parecia desajustad­a para o que se tinha visto em campo.

No entanto, na segunda parte tudo mudou. Só deu PSV. Logo nos primeiros minutos, Cody Gakpo reduziu para os holandeses no seguimento de uma brilhante jogada individual (51’). Depois, valeu ao Benfica o guarda-redes Vlachodimo­s, que no final da época passada até tinha perdido a titularida­de para o brasileiro Helton Leite. Com dois belíssimos voos, o internacio­nal grego impediu que Lucas Veríssimo tivesse feito autogolo (69’) e negou o bis a Gakpo (76’).

Continua tudo em aberto para a segunda mão, no terreno do PSV. Em caso de apuramento, o Benfica encaixa imediatame­nte 37,243 milhões de euros pelo acesso à fase de grupos.

 ??  ?? Rafa Silva abriu o marcador no Estádio da Luz, logo aos dez minutos da primeira parte.
Rafa Silva abriu o marcador no Estádio da Luz, logo aos dez minutos da primeira parte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal