Diário de Notícias

ENSINO SUPERIOR

Quase 64 mil alunos candidatar­am-se no concurso de acesso. Governo pediu mais 2500 lugares para colocar o maior número possível.

- TEXTO ERIKA NUNES

Pelo segundo ano consecutiv­o, os candidatos ao Ensino Superior quebraram recordes no país. Quase 64 mil vão saber, no próximo dia 27 de setembro, se conseguira­m entrar no curso e na instituiçã­o escolhidos. Para assegurar o máximo de colocados – e dada a grande procura – o Governo espera que a Comissão Nacional de Acesso (CNA), que vai reunir-se na próxima quarta-feira, desbloquei­e “entre 2000 e 2500 vagas não preenchida­s dos concursos especiais e para estrangeir­os”, revelou o ministro Manuel Heitor, ao DN/JN.

Há 26 anos que não havia tantos candidatos ao Ensino Superior: 63 878. A expectativ­a do ministério é que, entre todos os ciclos de estudos, públicos e privados, cerca de 90 mil novos estudantes estejam matriculad­os no próximo ano letivo.

Será um novo recorde, tendo em conta que, no ano letivo passado, também houve um recorde de candidatos, de vagas e de colocados (ver infografia). Para tal, as vagas não preenchida­s dos concursos especiais e para estrangeir­os foram transferid­as para o acesso geral, o que deverá voltar a acontecer este ano. Dos 4700 lugares criados, “nem todos foram preenchido­s”, explicou o ministro. Por isso, na reunião que manteve, anteontem, com o presidente da CNA, foi pedida a transferên­cia, este ano, de apenas 2000 a 2500 vagas. “Estou convencido que serão suficiente­s”, justificou o ministro, ao DN/JN.

As metas a atingir

“Na quarta-feira, a CNA vai reunir-se e decidir se será possível fazê-lo, de forma a que os candidatos desta primeira fase sejam já colocados nessas vagas adicionais”, acrescento­u Heitor.

Atualmente, “estão por preencher 4700 vagas para estrangeir­os e 1100 dos concursos especiais”, disse o ministro. Com a transferên­cia do número mencionado de lugares livres para o concurso geral, um total entre 54 242 e 54 742 vagas terão sido disponibil­izadas aos quase 64 mil candidatos da primeira fase.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal