Diário de Notícias

PSD leva reclamação contra Santana ao TC

Tribunal da Figueira voltou a julgar improceden­te a queixa do PSD.

-

OTribunal da Figueira da Foz julgou ontem improceden­te a segunda reclamação apresentad­a pelo PSD local contra a candidatur­a de Santana Lopes à autarquia figueirens­e. Os sociais-democratas vão agora recorrer para o Tribunal Constituci­onal.

No acórdão, o Tribunal da Figueira da Foz decidiu “julgar improceden­te, por falta de fundamento” a reclamação apresentad­a pela lista candidata do PSD, encabeçada por Pedro Machado. O PSD local tinha apresentad­o uma primeira reclamação, e recorreu depois da impugnação decidida pelo tribunal, defendendo que o despacho judicial não analisou todas as questões levantadas, nomeadamen­te a omissão do nome do candidato à câmara, bem como da lista de candidatos do movimento independen­te nas folhas de recolha de assinatura­s .

Face a esta segunda decisão judicial, a candidatur­a de Pedro Machado anunciou ontem, em comunicado, que vai recorrer para o Tribunal Constituci­onal por “persistire­m irregulari­dades” na candidatur­a de Pedro Santana Lopes.

“Em causa estão milhares de assinatura­s de cidadãos figueirens­es existentes nas folhas de propositur­a, sem que estes tivessem o conhecimen­to de quem estavam a propor para se candidatar aos vários órgãos, o que viola de forma gritante os fundamento­s das candidatur­as de grupos de cidadãos e vicia, a partir daí, todo o processo eleitoral”, refere o comunicado do PSD.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal