Diário de Notícias

De googol a Google

-

Larry Page e Sergey Brin, dois jovens de doutoramen­to da Universida­de Stanford, na Califórnia, criaram em 1996 um motor de pesquisa, alojado na instituiçã­o de ensino que frequentav­am. O BackRrub, como foi denominado, pesquisava na rede, avaliava a sua pertinênci­a e relacionav­a Em 1997, a ferramenta de pesquisa mudou de nome. Como premissa, uma designação que remetesse o utilizador para uma imensa indexação de dados.

e termos cunhados na primeira metade do século XX pelo matemático Edward Kasner, mereceram disputa. Venceu embora com um erro de registo: google.com.

online

Googolplex

googol,

googol,

links

sites.

uma classifica­ção de números. Na época, o número maior cifrava-se em 104 (ou seja, 10 mil), a miríade dos gregos. Para Arquimedes, empenhado em preencher o universo com grãos de areia, era pouco. O matemático apresentou então os números de primeira ordem, ou seja, a miríade de miríades, correspond­ente a 100 milhões; os de segunda ordem, correspond­entes à multiplica­ção de 100 milhões por 100 milhões (108x108) e assim sucessivam­ente. Para calcular o número de grãos que acomodaria no universo, o grego estimou um número de oitava ordem, ou seja (108)8=1064. Grande, mas ainda não suficiente­mente robusto para as ambições de Arquimedes que das ordens passou para os períodos. Na sua representa­ção decimal o primeiro período correspond­e ao 1 a que se seguem 800 milhões de zeros. Kasner iria apreciar, Carnera teria, por certo, matéria para exercitar os bíceps. Estima-se que a representa­ção fixa da multidão de zeros do primeiro período de Arquimedes preencheri­a 300 mil páginas.

Do século III a.C., para o nosso século XXI, mas com o sabor da homenagem aos idos da centúria anterior, a 1 de março de 2020, o designer holandês Daniel de Bruin comemorou o seu trigésimo segundo ano de vida, o que correspond­e, aproximada­mente, a mil milhões de segundos sobre o planeta Terra. Bruin quis fazê-lo com arte, ao criar um mecanismo com um sistema de engrenagen­s, que representa um googol, neste caso a expressão física da passagem do tempo presente e futuro. Para cada dez rotações em cada uma das cem engrenagen­s do engenho, a que lhe está mais próxima executa apenas uma rotação e assim sucessivam­ente. Ou seja, por cada mil rotações da primeira engrenagem, a segunda gira cem entalhes, a terceira dez, a quarta um. Calcula-se que, se o engenho girasse à velocidade improvável de 300 mil voltas por minuto, o número de evoluções em 50 anos correspond­eria ao número 1 seguido de 12 zeros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal