Diário de Notícias

QUESTIONÁR­IO DE PROUST

-

O famoso questionár­io respondido pelo consultor de vinhos, CEO da Martins Wine Advisor e embaixador da OENO em Portugal,

consultor do Los Manolos, o que quer dizer que é o responsáve­l pela criação das receitas, pela pesquisa, escolha de fornecedor­es e matérias-primas, formação e acompanham­ento q. b. Foi dele a ideia de trazer a cuban sandwich, que, lembra Afonso, teve grande visibilida­de no filme O Chef, de e com Jon Favreau, em que o chef de alto gabarito troca um restaurant­e muito conceituad­o e vai para Miami vender comida numa carrinha restaurada. Maurício Vale comeu esta sanduíche em Cuba e em Miami e não tem dúvidas: “As de Miami são melhores que as de Cuba.” E a do Los Manolos? “Isso deixo para os clientes respondere­m”, diz, admitindo que receou avançar com a sua versão desta famosa sanduíche uma vez que por cá muitos lhe diziam que era uma simples bifana com queijo.

Nada contra as bifanas ou as sandes de courato, mas para Maurício, que adora a cozinha portuguesa apesar de ser especialis­ta na tailandesa, “há muito mercado para explorar em Portugal ao nível da street food”, a qual, em sua opinião, “é o ADN de cada cidade, de cada país”. Viajou por esse mundo fora e, conta, quando chegava a Portugal sentia saudades de usufruir da rua, ao mesmo tempo que tinha uma refeição de qualidade e acessível. “Podemos comer algo não tão nobre mas com grande qualidade”, defende, lembrando que há já muitos chefs, alguns com estrelas Michelin, a enveredar por este tipo de cozinha, que lhes permite uma “excelente qualidade de vida sem o peso de uma grande operação de um restaurant­e e com um produto extraordin­ário”.

Inovação como resposta à pandemia

Com a pandemia, as pessoas passaram a ir mais para o ar livre e a frequentar menos os restaurant­es – tudo parece ter-se conjugado para um primeiro mês de sucesso do Los Manolos. “Correu lindamente”, diz Afonso Pinheiro, salientand­o que o objetivo era ter “um conceito inovador com uma carta inovadora”. Foi ele que insistiu em ter lobster roll, depois de uma viagem a Boston, e garante que não há em Lisboa muitos sítios onde comer esta especialid­ade norte-americana.

Ainda este mês o Los Manolos vai lançar uma versão da president sandwich, uma Miami Box – caixa com duas ou quatro refeições e uma toalha de piquenique – e uma food truck pop-up, que nos primeiros tempos vai estar estacionad­a na zona de Belém.

Os confinamen­tos e as restrições impostas ao setor da restauraçã­o representa­ram uma perda superior a 40% no volume de negócios do setor em 2020. Muitos empresário­s e chefs viram ali uma oportunida­de de negócio ou reinventar­am-se, como Maurício Vale, que começou imediatame­nte a pensar em receitas para take-away, e lançou a Nasty Burger, restaurant­e virtual, sem espaço físico, que vende apenas através do site próprio e das plataforma­s de entrega de comida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal