Diário de Notícias

Plenário recomeça a reunir no dia 15

- LUSA

OParlament­o vai discutir no arranque da 3.ª sessão legislativ­a temas como arrendamen­to urbano, uso de câmaras de videovigil­ância pelas forças de segurança ou fixação de margens máximas sobre os combustíve­is, decidiu ontem a conferênci­a de líderes.

Na reunião foi também decidido que a reunião da Comissão Permanente de amanhã será ocupada com declaraçõe­s políticas dos vários partidos e leitura das mensagens dos vetos do Presidente da República durante as férias.

Questionad­a pelos jornalista­s, a porta-voz da conferênci­a de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, afirmou que “não foi abordado” na reunião o tema do uso de máscaras na rua (ler mais na página 10). No arranque da 3ª sessão legislativ­a apenas se realizarão plenários nos dias 15, 16 e 17, antes da suspensão dos trabalhos durante a segunda semana da campanha para as autárquica­s de 26 de setembro.

No primeiro plenário da nova sessão, será debatido um projeto de lei do CDS-PP sobre o modelo de financiame­nto dos hospitais integrados do SNS, diplomas do PS e do PCP sobre a proteção do dialeto barranquen­ho, um projeto-lei do PAN sobre animais de companhia e uma resolução dos Verdes para o uso eficiente da água. No dia 16, será discutido o projeto do PSD que propõe a transferên­cia para Coimbra do Tribunal Constituci­onal e do Supremo Tribunal Administra­tivo, bem como um diploma do PCP relativo ao regime do arrendamen­to urbano.

Já no dia 17 serão discutidas várias propostas de lei do Governo, uma das quais que regula a utilização de sistemas de vigilância por câmaras de vídeo pelas forças e serviços de segurança (as chamadas bodycams). Para dia 17 foram também marcadas eleições de órgãos externos, nomeadamen­te de quatro juízes do Tribunal Constituci­onal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal