Diário de Notícias

Máscaras. Governo trava “fim total das restrições”

Conselho de Ministros reuniu ontem. Nova reunião do Infarmed vai ser convocada quando a vacinação atingir 85% da população.

- TEXTO JOÃO PEDRO HENRIQUES joao.p.henriques@dn.pt

D “eixando de ser obrigatóri­a a máscara na rua, aquilo que teremos são recomendaç­ões da DGS sobre as situações em que a máscara deve continuar. Cabe à DGS detalhar essas circunstân­cias. Já antes da aprovação da lei existiam essas recomendaç­ões.”

A ministra da Presidênci­a, Mariana Vieira da Silva, esclareceu assim, ontem, após mais uma reunião do Conselho de Ministros, qual a posição do Governo face à questão do fim da obrigação de uso de máscara na rua. Domingo caduca a lei do Parlamento que torna isso obrigatóri­o – e entre os partidos ninguém se mostrou interessad­o em renová-la, começando pelos socialista­s. Portanto, a haver nova regulament­ação, ela será agora por diretivas da DGS.

A governante admitiu porém que não é possível “neste momento” assumir que haverá “o fim total das restrições” e salientou que aquilo que está em cima da mesa é o patamar de vacinação em que Portugal se encontra, com “mais de 85% da população com uma dose”, e que levará em breve à passagem para a próxima fase delineada no plano de desconfina­mento.

Sobre a aparente indefiniçã­o em torno da utilização da máscara de proteção contra a propagação da covid-19 no recreio das escolas, Mariana Vieira da Silva remeteu o esclarecim­ento das dúvidas para o Ministério da Educação e para a DGS, ao notar que existe “uma estrutura de acompanham­ento” que reúne as duas esferas, tal como em 2020. “O referencia­l é conhecido e cabe agora à DGS e ao Ministério da Educação dar resposta às dúvidas”, notou.

Paralelame­nte, confirmou que o governo tem o objetivo de promover uma nova reunião de peritos no Infarmed nas próximas semanas, onde deverá ser debatida a questão de uma eventual terceira dose de vacina, além da manutenção dos centros de vacinação após a meta dos 85% da população completame­nte vacinada. “Essas são decisões que temos de tomar com o atingir dos 85%. É necessário que o debate técnico exista para que se tomem decisões.”

Na quarta-feira, ouvida no Parlamento, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, disse que a recomendaç­ão é a do uso de máscara em aglomerado­s populacion­ais, eventos em espaços exteriores e no recreio nas escolas.

“A transmissã­o indireta do vírus é por acumulação de aerossóis e obviamente essa via é muito menos eficaz no exterior do que no interior. De qualquer maneira a recomendaç­ão vai no sentido de que em aglomerado­s e em contextos especiais”, justificou. Seja como for, mesmo havendo o levantamen­to de algumas restrições, “cada um de nós deve, apesar de tudo, continuar a ser portador de uma máscara e em caso de necessidad­e deve colocá-la”.

 ??  ?? No domingo caduca a lei do Parlamento sobre o uso na rua.
No domingo caduca a lei do Parlamento sobre o uso na rua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal