Diário de Notícias

MANCHESTER UNITED

Avançado deverá mostrar-se aos adeptos em Old Trafford amanhã no jogo com o Newcastle. Estreia em 2003 foi contra o Bolton e Ferguson nunca mais se esqueceu.

- TEXTO NUNO FERNANDES

Cristiano Ronaldo deve estrear-se amanhã pelo Manchester United na receção ao Newscastle (15.00, SportTV3), em jogo da quarta jornada da Premier League. Provavelme­nte não jogará de início, pois só esta semana começou a treinar com os colegas, mas deverá entrar durante a partida para se mostrar aos adeptos dos red devils. Curiosamen­te, o avançado português pode estrear-se frente ao adversário diante do qual marcou o primeiro hat-trick da sua carreira.

Passaram-se quase 18 anos desde que CR7 se estreou com a camisola do United, era então na altura um rapazinho de 18 anos, seis meses e 13 dias que acabara de deixar o Sporting, quando naquele dia 18 de agosto de 2003 saltou do banco na segunda parte para se mostrar num jogo em Old Trafford diante do Bolton. E que estreia! Não marcou qualquer golo, mas deixou logo água na boca aos adeptos.

“Os defesas dos visitantes acabaram de rastos. Logo nos primeiros momentos, o defesa direito carregou-o no meio-campo, tirou-lhe a bola, mas Cristiano levantou-se num instante e pediu novo passe. De imediato: ‘Bom, ele tem-nos no sítio, seja como for’, pensei”, contou Alex Ferguson na sua autobiogra­fia.

“No minuto seguinte, sofreu uma falta e ganhou um penálti, que Van Nistelrooy falhou. Depois, por autorrecre­ação, fugiu para o lado direito e tirou dois cruzamento­s soberbos. Um foi para Scholes, que deu a bola aVan Nistelrooy, o remate desde foi desviado pelo guarda-redes e Giggs na recarga fez o segundo golo. A multidão, nesse lado do campo, reagiu como se ele fosse um Messias materializ­ando-se bem na sua frente. O público de Old Trafford elege heróis com rapidez!”, recordou o treinador escocês, que foi determinan­te no regresso do avançado português ao clube, consumado no final do mês de agosto.

Ferguson foi também o responsáve­l pela contrataçã­o de Ronaldo em 2003, o jogador que, como assumiu na sua autobiogra­fia, “foi o mais dotado” que treinou. O Manchester United já andava de olho nele, após uma dica de Carlos Queiroz, mas foi a exibição do avançado no particular entre o Sporting e o Manchester United, na

Ronaldo contra o Bolton, na sua estreia em agosto de 2003.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal