Diário de Notícias

Filipe Duarte Santos, o primo cientista

-

numa escola privada católica, Saint Mary’s School, em Lancaster Gate. Quando regressou, pronta a entrar na faculdade, descobriu que o curso secundário em Inglaterra não tinha equivalênc­ia em Portugal. Desistiu da ambição de ser médica e especializ­ou-se no estudo de línguas, tornando-se fluente em francês, alemão e espanhol, além do inglês, que falava como se fosse a sua língua materna.

Costela judaica

Foi também por via materna que Sampaio herdou a costela judaica. A mãe de Fernanda, Sarah Bensaúde, descendia de uma das mais antigas famílias de origem sefardita em Portugal. Natural de Marrocos, Abrahão Assiboni (Hassiboni ou Há-Sib’Oni) aportugues­ou o apelido para Bensaúde ao fixar-se, em 1819, em Ponta Delgada, nos Açores, onde viria a morrer, em 1868.

O seu filho mais novo, José Bensaúde, tio-avô de Sarah, foi um importante empresário açoriano na área dos transporte­s marítimos, da indústria tabaqueira e da cultura do ananás. Dois dos filhos de José foram figuras de relevo na cultura portuguesa. Alfredo Bensaúde foi engenheiro e o primeiro diretor do Instituto Superior Técnico, além de violinista e luthier amador.

A paixão pela construção de violinos levou-o a frequentar as oficinas de alguns dos mais prestigiad­os luthiers europeus. Joaquim Bensaúde também foi engenheiro, mas distinguiu-se sobretudo como historiado­r, deixando vasta e importante obra sobre os Descobrime­ntos portuguese­s.

Uma das filhas de José Bensaúde, Esther, casou-se com um francês de nome Oulman: o seu neto Alain Oulman foi o autor das músicas de fados imortaliza­dos por Amália Rodrigues, como Maria Lisboa, Abandono ou Madrugada de Alfama, entre muitos outros. Tinha também ligações familiares à editora parisiense Calmann-Lévy, que publicou a versão francesa do livro Portugal Amordaçado, de Mário Soares, em 1972.

AMBIENTE Se Alain Oulman era primo afastado de Jorge Sampaio, outra personalid­ade prestigiad­a da cultura nacional, o cientista Filipe Duarte Santos, é seu primo direito. Em miúdos, eram companheir­os habituais de brincadeir­as. No fim da primavera/início do verão de 1948, Jorge chegou a viver em casa dos tios e de Filipe, no bairro lisboeta de Campo de Ourique.Viera sozinho de Baltimore para fazer o exame da 3.ª classe, enquanto os pais ficaram nos EUA, onde Arnaldo Sampaio concluía o mestrado em Saúde Pública na prestigiad­a Universida­de Johns Hopkins. Filipe Duarte Santos conta, em Jorge Sampaio. Uma Biografia, de José Pedro Castanheir­a (Edições Nelson de Matos/Porto Editora, 2012), que Sampaio trouxe da América um equipament­o completo de basebol, e mais ainda: “O Jorge trazia um colt e pistolas fantástica­s, de fulminante­s, que não havia cá.”

Filho de Regina Branco, irmã mais nova de Fernanda Branco, Filipe Duarte San

Filipe Duarte Santos foi um dos revisores do relatório do Painel Intergover­namental para as Alterações Climáticas. tos é considerad­o um dos maiores especialis­tas em ambiente e alterações climáticas globais, distinguid­o com o Prémio Universida­de de Lisboa em 2008.

Licenciado em Geofísica e doutorado em Física Nuclear, com uma longa carreira no ensino e na investigaç­ão em Portugal, na Europa e nos EUA, foi vice-presidente do Instituto de Meteorolog­ia de Portugal, membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvi­mento Sustentáve­l e diretor do Centro de Física Nuclear da Universida­de de Lisboa. Foi responsáve­l pelos projetos SIAM, da Faculdade de Ciências da Universida­de de Lisboa, sobre alterações climáticas em Portugal, e PORTCOAST, do Centro de Geofísica da mesma universida­de. Atualmente é diretor do Centro de Física Nuclear da Universida­de de Lisboa. Em novembro de 2005 foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant’lago da Espada.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal