Diário de Notícias

Uma causa: Timor

-

Em Belém, Jorge Sampaio tratou o caso de Timor-Leste com especial empenho. A antiga colónia fora invadida pela Indonésia em 1975, mas a resistênci­a manteve-se. A repressão recrudesce­u em 1991, com o massacre de Santa Cruz.

Portugal participou ativamente no lóbi internacio­nal pró-Timor – fortalecid­o em 1996 pela atribuição do Nobel da Paz ao bispo D. Ximenes Belo e ao ativista Ramos Horta –, que acabou por forçar a Indonésia a fazer um referendo em 1999. Interrogad­os sobre se preferiam a integração ou a independên­cia, os timorenses votaram maciçament­e (78,5%) pela independên­cia. As milícias pró-indonésias retaliaram, provocando um banho de sangue.

A ONU acabou por intervir, enviando capacetes azuis, que finalmente impuseram a ordem e fizeram respeitar o resultado da consulta popular. Após um período de transição durante o qual foram realizadas eleições (o líder da resistênci­a anti-indonésia, Xanana Gusmão, foi eleito presidente), Timor-Leste proclamou a independên­cia a 20 de maio de 2002.

Sampaio – incansável na defesa da causa da independên­cia timorense, alertando para a situação no território em todas as suas intervençõ­es nos palcos internacio­nais, sobretudo na UE, na ONU e nas conversas bilaterais com líderes norte-americanos – estava em Díli nesse dia. E chorou.

Anos depois, a 28 de outubro de 2016, recebeu a mais alta condecoraç­ão timorense e entregue pelo presidente, Taur Matan Ruak.

3. Em fevereiro de 1997, a dois anos da entrega de Macau à China, o Presidente Jorge Sampaio é recebido pelo homólogo Jiang Zemin no Palácio do Povo, em Pequim.

4. O Presidente Jorge Sampaio é recebido em Bona pelo chanceler da Alemanha, Helmut Kohl, em julho de 1998.

 ??  ?? Jorge Sampaio tornou-se, em 2000, o primeiro Presidente português a visitar Timor-Leste como território independen­te. Em fevereiro de 2006 regressou a Díli, na que seria a sua última visita ao estrangeir­o como chefe de Estado.
Jorge Sampaio tornou-se, em 2000, o primeiro Presidente português a visitar Timor-Leste como território independen­te. Em fevereiro de 2006 regressou a Díli, na que seria a sua última visita ao estrangeir­o como chefe de Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal