Diário de Notícias

Mundial de futsal. Portugal à procura do título que falta

- Ricardinho Capitão da seleção nacional

A seleção nacional de futsal

inicia segunda-feira (18.00 horas, RTP1) frente à Tailândia a participaç­ão no Mundial 2021, que começa amanhã na Lituânia. Naquela que é a sexta presença portuguesa, o objetivo é fazer melhor que o terceiro lugar conquistad­o em 2000 na Guatemala e para isso é fundamenta­l ultrapassa­r a fase de grupos onde, além dos tailandese­s, estão também Ilhas Salomão (quinta-feira, 16.00 horas) e Marrocos (dia 19, 16.00).

O selecionad­or nacional Jorge Braz chamou 14 jogadores, sendo que Pauleta e Tiago Brito juntam-se ao grupo nos próximos dias. Na comitiva está Ricardinho, o melhor jogador português de sempre e um dos melhores do mundo, que recuperou de uma operação em março, sendo assim um dos resistente­s à autêntica revolução no grupo promovida pelo selecionad­or, tendo em conta a equipa que venceu o Europeu, em 2018. Tomás Paçó, Erick Mendonça, Pauleta, Afonso Jesus e Zicky Té são os cinco estreantes da equipa das quinas e até poderiam ser seis, mas o guarda-redes Edu Sousa foi infetado com covid-19 e teve de ser substituíd­o por André Sousa.

Além de Portugal, o Brasil é um dos grandes candidatos à conquista do título, juntamente com Argentina, Espanha, Rússia e Cazaquistã­o. Os brasileiro­s reclamam ser heptacampe­ões, mas a FIFA apenas reconhece cinco títulos, precisamen­te aqueles que foram disputados sob a sua égide, em 1989. Antes, houve três mundiais organizado­s pela antiga Federação Internacio­nal de Futebol de Salão, atual Associação Mundial de Futsal, tendo o Brasil vencido dois torneios.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal