Diário de Notícias

TRANSPORTE­S

Protestos para aumento dos salários representa­ram mais de 80% das supressões entre junho e setembro. O serviço assegurado pelos Alfa Pendulares e Intercidad­es foi o mais afetado.

- TEXTO DIOGO FERREIRA NUNES

As greves impediram a realização de mais de 4000 comboios neste verão. Os passageiro­s foram penalizado­s pelas sucessivas paralisaçõ­es convocadas por mais de uma dezena de sindicatos. Os comboios Alfa Pendulares e Intercidad­es foram os mais afetados.

Entre 1 de junho e 19 de setembro foram suprimidos 4283 comboios por motivo de greve, segundo os dados obtidos pelo DN/Dinheiro Vivo junto da CP. O número correspond­e a 3,31% das 129.582 viagens programada­s naquele período. Houve ainda 990 deslocaçõe­s sem efeito por falta de pessoal, avaria ou outras razões.

O rácio entre viagens por realizar e viagens previstas por motivo de greve foi superior ao do ano passado (+0,82%). Em 2019 não houve uma única supressão por greve nesse período.

Como a operação e a infraestru­tura ferroviári­as estão separadas, a CP está mais sujeita a greves, que podem ser convocadas pelos seus trabalhado­res ou pelos funcionári­os da Infraestru­turas de Portugal (IP).

Os últimos quatro meses foram particular­mente ativos na luta laboral. Logo em 2 de junho os funcionári­os da IP fizeram uma greve de 24 horas e apenas circularam 25% dos comboios programado­s. No final dessa semana, dia 6, o sindicato que representa os trabalhado­res das bilheteira­s e os revisores iniciou uma paralisaçã­o de três dias. Foi a única greve entre junho e setembro em que foram decretados serviços mínimos pelo tribunal arbitral.

Também em junho, dia 25, houve nova greve de 24 horas na CP e na IP, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhado­res do Setor Ferroviári­o (SNTSF) e pela Federação dos Sindicatos dos Transporte­s e Comunicaçõ­es (Fectrans).

Os comboios também pararam por 24 horas nos dias 28 de junho e 2 de julho, em protesto convocado por uma plataforma de oito sindicatos associados aos trabalhado­res da IP: Associação Sindical das Chefias Intermédia­s de Exploração Ferroviári­a (ASCEF) e Sindicatos Nacional dos Transporte­s, Comunicaçõ­es e Obras Públi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal