Diário de Notícias

INTERNACIO­NAL

Bávaros venceram fora o Bayer Leverkusen por 5-1 antes da visita ao Benfica, na Champions, agendada para quarta-feira.

- TEXTO NUNO FERNANDES

Mais um jogo, mais uma goleada do Bayern Munique, próximo adversário do Benfica, já na quarta-feira, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os bávaros deslocaram-se ontem ao campo do Bayer Leverkusen e cilindrara­m o adversário por 5-1, num jogo onde Lewandovsk­i e Gnabry bisaram e Thomas Muller também picou o ponto.

O Bayern, líder da Bundesliga (soma mais um ponto do que o rival Borussia Dortmund), segue assim imparável, e Jorge Jesus neste momento deve estar a pensar como poderá montar a equipa de forma a travar o poder de concretiza­ção dos alemães.

E é caso para preocupaçã­o. Nos 12 jogos oficiais realizados esta temporada em todas as provas, a equipa treinada por Julian Nagelsmann marcou um total de 52 golos, ou seja, uma média de 4,3 por partida. Impression­ante! Golos sofridos foram nove.

Nas goleadas que foi somando esta temporada destaque para os 12-0 (!) ao Bremer SV, dos escalões secundário­s do futebol alemão, num jogo da Taça da Alemanha. Houve ainda um 7-0 ao Bochum para a liga alemã e um 5-0 ao Dínamo Kiev em jogo do Grupo E da Liga dos Campeões.

O jogo diante do Bayern está agendado para as 20h00 de quarta-feira e caberá ao Benfica tentar evitar a tendência dos bávaros para aplicarem goleadas nos jogos das competiçõe­s europeias contra clubes portuguese­s. As águias já sentiram isso em duas ocasiões. Em 2018, no último confronto, e em 1976, ambas as vezes por 5-1. O Sporting de Paulo Bento, nos oitavos de final da Champions de 2009, foi completame­nte cilindrado. Perdeu por 5-0 em Alvalade e depois por 7-1 em Munique.

O FC Porto também já sentiu os efeitos do rolo compressor alemão e numa eliminatór­ia em 2015 foi goleado por 6-1. Os dragões, contudo, podem gabar-se de terem ganho uma Liga dos Campeões (Taça dos Campeões Europeus) à custa dos germânicos, na célebre final de Viena em 1986/1987, com uma vitória por 2-1 com golos de Madjer (calcanhar) e Juary.

O Benfica será a última equipa portuguesa a entrar em ação na Champions. Antes, já amanhã, FC Porto e Sporting voltam ao palco dos milhões (o jogo dos leões começa às 17h45, o do FC Porto às 20h00). Os dragões recebem o AC Milan, atuais segundos classifica­dos da Serie A italiana, e vão tentar somar o primeiro triunfo na prova, depois de um empate com o At. Madrid e de uma derrota diante do Liverpool.

Já o Sporting desloca-se a Istambul para medir forças com o Besiktas. A comitiva leonina partiu ontem para a Turquia e com a presença de Pedro Porro, que, apesar de ter viajado, está em dúvida devido a uma lesão contraída no jogo da Taça de Portugal diante do Belenenses. Os leões ainda não pontuaram no Grupo C – somam duas derrotas, com o B. Dortmund e o Ajax.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal