Diário de Notícias

DIPLOMACIA

Primeiro-ministro quer ser o artífice de um consenso alargado sobre a integração da Ucrânia na União Europeia.

- TEXTO JOÃO PEDRO HENRIQUES

Confirmand­o-se o anúncio feito há dias pelo Presidente da República – e que muito irritou os socialista­s –, o primeiro-ministro, António Costa, vai hoje à Ucrânia, estando prevista uma reunião com o presidente Volodymyr Zelensky.

Os detalhes – sítio, hora – não foram ainda revelados por razões de segurança, sabendo-se, no entanto, que Costa chegará a Kiev vindo da Polónia, onde esteve depois de também ter visitado a Roménia, tudo países que fazem fronteira com a Ucrânia.

Ontem, falando com jornalista­s em Varsóvia, o chefe do Governo adiantou que conversará com o presidente ucraniano sobre a importânci­a de definir um estatuto especial para um caminho pragmático e progressiv­o de integração da Ucrânia na UE. “Os 27 Estados-membros da UE têm de possuir a abertura suficiente para encontrare­m o estatuto especial que é necessário para a Ucrânia; não nos agarremos a designaçõe­s e concentrem­o-nos em ser pragmático­s”, afirmou Costa numa conferênci­a de imprensa conjunta com o seu homólogo polaco, Mateusz Morawiecki, o qual, na mesma ocasião, também defendeu uma adesão rápida.

“Relativame­nte aos contactos que manterei na Ucrânia com o presidente Zelensky e com o primeiro-ministro ucraniano, incidirão sobre as formas de apoio que, do ponto de vista bilateral, Portugal pode continuar a assegurar ao nível do fornecimen­to de equipament­o militar, humanitári­o e financeiro. Vamos também discutir a perspetiva europeia da Ucrânia, tendo em vista que possamos ajudar a construir uma posição de unidade na União Europeia”, indicou o chefe do Governo.

Costa reconheceu a existência de uma posição diferencia­da entre os Estados-membros da UE em matéria de processo de adesão da Ucrânia, mas procurou sobretudo dar ênfase aos pontos em que existe convergênc­ia. “Estamos reconhecid­os e satisfeito­s com a clara opção europeia da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal