Diário de Notícias

ROLAND GARROS

O ex-tenista espanhol, que foi n.º 2 mundial e agora é comentador da Eurosport, fala das expectativ­as para o torneio francês, avança com as suas apostas e considera João Sousa “um lutador”.

- NUNO FERNANDES

O Carlos Alcaraz parece ser o

do ténis mundial. Na sua opinião está entre os favoritos para vencer já um Grand Slam, neste caso Roland Garros, que começa já amanhã?

O Alcaraz é um jogador tremendame­nte explosivo, agressivo dentro do court mas calmo na hora de tomar decisões. Apesar da idade tem já uma mentalidad­e vencedora. Obviamente que está no lote de favoritos em Roland Garros, mas julgo que é abusivo dizer-se que é o principal favorito. O Djokovic, que é líder do ranking, por aquilo que vimos recentemen­te em Roma e Madrid, está muito confiante e perto da melhor forma. Mas contem com o Rafael Nadal. Se estiver bem fisicament­e, sem limitações, e apesar de não ter feito muitos jogos... é preciso ter atenção à história de Nadal em Roland Garros, por isso também o incluo no lote de favoritos. Mas admito que o Djokovic possa ter uma ligeira vantagem.

wonder kid new

Acha que o Alcaraz já ganhou um lugar nesta nova geração que vai suceder aos gigantes Djokovic, Nadal e Federer?

Acredito que será um dos tenistas que vai suceder a esta grande geração. Mas não é o único. Ele não vai ser o jogador que vai dominar sozinho o panorama mundial do ténis. Há outros grandes jogadores no circuito, casos do Medvedev, Tsisipas, Zverev, Rublev, Shapovalov, Casper Ruud... será certamente um jogador importante, mas não seria justo dizer que será o dominador. O Alcaraz não vai ganhar os torneios todos. Vamos ver como ele se vai habituar às diferentes superfície­s, sobretudo à relva. E como irá evoluir em termos de mentalidad­e. Mas, claro, será certamente um jogador para seguir com muita atenção durante muitos e bons anos.

Nadal tem uma grande história em Roland Garros, com 13 triunfos. Mas aquela lesão crónica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal