Diário de Notícias

João Sousa joga hoje final em Genebra

-

João Sousa apurou-se ontem para a final do ATP 250 de Genebra, ao eliminar nas meias-finais o francês Richard Gasquet, atual número 75 mundial e ex-top 10, pelos parciais de 6-2 e 6-2, com uma magnífica exibição. Hoje, no jogo decisivo, o tenista natural de Guimarães vai defrontar o norueguês Casper Ruud, número oito da hierarquia mundial. Esta será a 12.ª final da carreira de João Sousa, que este sábado vai lutar pelo quinto troféu da carreira e o segundo neste ano, após o triunfo em Pune, na Índia. Os outros títulos foram em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e no Estoril (2018). Sousa, que está no quadro principal de Roland Garros, vai iniciar o torneio parisiense frente a um

Repito o que já disse. Se ele estiver bem fisicament­e, tem obviamente de ser incluído nos favoritos. O Nadal é o tipo de jogador que não precisa de fazer muitos jogos para se apresentar bem em Roland Garros. Atrevo-me a dizer que serão muito poucos, ou nenhuns, os tenistas que podem vencê-lo se ele estiver em condições. Podem ter a certeza. Por isso coloco-o no top 3 dos favoritos. Mas vamos ver como lhe vai correr a primeira semana no torneio. O único problema serão as limitações físicas. Mas é bom recordar que ele já venceu este ano um Grand Slam [o Open da Austrália, batendo na final Medvedev ]. Tudo o que vier a seguir é um prémio. O Nadal será sempre um rival perigoso para todos simplesmen­te porque é o Rafael Nadal, o melhor jogador em terra batida de todos os tempos.

Já disse que os seus favoritos são Djokovic, Nadal e Alcaraz. E numa segunda linha quais são as suas apostas?

Temos num primeiro patamar o Djokovic, o Nadal e o Alcaraz [ficaram curiosamen­te os três na mesma metade do quadro principal do torneio, e podem defrontar-se nos quartos ou até nas meias-finais]. Numa segunda linha coloco Tsitsipas, Zverev, Rublev, Casper Ruud, todos bons tenistas. Depois há também o Cameron Norrie, De Miñaur, Hurkacz, Sinnery Auger-Aliassime, todos jogadores a ter em atenção, porque são perigosos. Não estou a dizer que vão ganhar Roland Garros, mas são sempre rivais duros de bater.

João Sousa é um dos dois portuguese­s presentes no quadro principal. Que opinião tem do número 1 português?

O João Sousa foi sempre um lutador, que ultrapasso­u um período mais difícil, mas felizmente parece estar à procura do seu melhor ténis. Mas neste tipo de torneios, como é o caso de Roland Garros, vai depender do sorteio. Mas com um sorteio favorável, digamos que poderá chegar à terceira ronda. Seria um bom resultado para o João recuperar confiança. Ele dá sempre 100% e trabalha muito para melhorar o seu jogo. Fez uma boa carreira, mas precisa de ganhar jogos em grandes torneios para se manter mais um tempo no circuito.

Este ano o torneio vai voltar a ter jogos à noite ....

A iluminação é sempre uma coisa complicada. E depois há a questão de poderem existir jogos de longa duração, o que dá menos tempo para um jogador recuperar. Acho que é bom para o público, positivo para o torneio, mas um pouco mais difícil para os jogadores.

 ?? ?? pode atrapalhar os planos em Paris...
pode atrapalhar os planos em Paris...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal