Diário de Notícias

Guerra. Abertura para negociar ou o jogo do gato e do rato?

- Rosália Amorim Diretora do Diário de Notícias

T “enho de ser realista e falar com Putin”. Palavras de Zelensky, presidente da Ucrânia, proferidas ontem. Nas entrelinha­s destas declaraçõe­s há um sinal simbólico de abertura, mas também há um sinal de cansaço. Zelensky sabe que há uma linha limite para a resistênci­a e para o prolongame­nto (que parece infinito) desta guerra no Leste europeu. E também há balizas para a ajuda internacio­nal, sem que se desencadei­e uma III Guerra Mundial, e para os efeitos das sanções.

A situação atual no terreno, sobretudo em Donbass, continua a ser de enorme gravidade. A cidade de Severodone­tsk está a ser um dos alvos de massacre pelas tropas russas, e por isso o presidente ucraniano volta a acusar a Rússia de “genocídio”. Aos olhos do povo, o corajoso Zelensky é há muito um herói, mas o mesmo povo começa a pedir que se salvem vidas dos irmãos, filhos, netos. O próximo passo terá de passar por um avanço nas negociaçõe­s, assim Putin o admita também. Ninguém vai querer perder a face, mas continuar uma guerra para além dos 100 dias teria um custo inimagináv­el para os dois países, para a Europa, para o mundo.

Vladimir Putin também deu um sinal de abertura, ainda que muito ténue. Ontem, garantiu estar disponível para a troca de prisioneir­os com a Ucrânia, mas logo aproveitou também para acusar os vizinhos de estarem a sabotar o processo de negociação. O jogo do gato e do rato ainda não acabou, mas os animais começam a ficar cansados, desidratad­os. Até quando aguentarão o duelo?

Os portuguese­s, serenos e sábios, estão preparados para um impacto prolongado da guerra. Numa sondagem realizada pela Aximage para o DN, JN e TSF e publicada esta sexta-feira, cerca de 40% diziam acreditar que o conflito irá durar mais de um ano. No mesmo dia, a ministra dos Negócios Estrangeir­os britânica, Liz Truss, alertou que os países que apoiam Kiev devem preparar-se para o longo prazo. Ao mesmo tempo, o ministro dos Negócios Estrangeir­os russo, Sergei Lavrov, acusou os países ocidentais de travarem uma “guerra total” contra a Rússia. O gato tem sete vidas e o rato não lhe fica atrás. Até quando durará a perseguiçã­o?

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal