Diário de Notícias

A apresentaç­ão do filme transporta os visitantes para os momentos antes da Batalha de Aljubarrot­a, a 14 de agosto de 1385.

Real A Batalha

-

Com uma parte exterior a perder de vista e percursos que permitem aventuras como o Circuito de Arborismo ou o Parque de Merendas, o Centro de Interpreta­ção da Batalha de Aljubarrot­a vai-se tornando cada vez mais interessan­te à medida que se explora tudo o que tem para oferecer. No espaço envolvente do edifício, encontram-se quatro dispositiv­os de observação especiais (cronoteles­cópios) que refletem imagens verídicas dos dois exércitos em combate e a famosa Capela de São Jorge, mandada construir por Nuno Álvares Pereira em 1393, em honra da vitória do Reino de Portugal.

Os mais curiosos podem ainda aprender várias histórias que se contam daquele tempo, como a Lenda da Bilha de São Jorge e, sobretudo, a Padeira de Aljubarrot­a, lendária heroína portuguesa, que com a sua pá terá matado sete castelhano­s que se esconderam no seu forno.

A animação medieval é mais uma das ofertas deste Centro, onde são feitas demonstraç­ões de armas, mas também sessões de malabarism­o, artes de fogo, dança oriental e rábulas. É, no fundo, uma autêntica viagem à Idade Média. Outra das grandes atrações naquele espaço tem data marcada para os dias 19 e 20 de junho, às 17.30 horas, onde será exibida a peça de teatro Aljubarrot­a de 1385.

Inaugurado em outubro de 2008, o Centro de Interpreta­ção da Batalha de Aljubarrot­a tem por missão preservar a paisagem do local, para além de impulsiona­r o conceito de edutaineme­nt – combinação de educação com entretenim­ento – ao ensinar toda a história da batalha aos mais jovens, de uma forma inovadora e inesperada. No fundo, é um ponto de referência para o turismo cultural e local. O museu pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10.00 às 17.30 horas, com bilhetes para escolas e famílias que variam entre os 3,50 e os 20 euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal