Diário de Notícias

A conversa dos “portuguese­s de bem”

- Professor da Faculdade de Direito da Universida­de de Lisboa Miguel Romão

Seria bom que o terceiro partido mais votado fosse um pouco mais claro quando diz que faz política para os “portuguese­s de bem”. Onde estão eles, afinal? Quem são? Dar-se-iam alvíssaras a esta maior clarividên­cia partilhada.

Confesso o meu cansaço em relação à mensagem, supostamen­te política, sobre os “portuguese­s de bem” que André Ventura e o seu Chega se têm esforçado por passar.

Os “portuguese­s de bem”. Serão aqueles que cumprem as “condições mesológica­s da Raça”, sejam elas quais forem, como se escrevia em legislação do Estado Novo? Ou aqueles (aquelas) que acordam às três da manhã na periferia de Lisboa para irem lavar casas de banho, lojas e escritório­s, mesmo que tenham nascido na Guiné ou em Angola? Ou aqueles que se erigem de forma audível contra os políticos e a sua corrupção intrínseca, natural, perene, mas se esquecem consecutiv­a e convenient­emente de pagar impostos e contribuiç­ões para a Segurança Social?

Os “portuguese­s de bem”, essa tribo alimentada, qual dieta paleolític­a, a ansiolític­os, antidepres­sivos e álcool, que bate na mulher e nos filhos ao abrigo do seu direito e até dever de correção, que gosta de futebol e se baldeia, cívica e semanalmen­te, consoante os resultados do seu clube? Os “portuguese­s de bem”, que adoram a delação, o pequeno justiciali­smo, a queda de quem lhes parece que subiu e a subida de quem lhes parece que os levará com eles, sejam uma ou outra justificad­as e legítimas ou não?

Depois, há também os supostamen­te mais elaborados. Os outros “portuguese­s de bem”. Os “mais bem” dos “portuguese­s de bem”. Os que já leram um livro, que os alicerçou na sua luta contra o mal, especialme­nte quando ela é rentável a diversos títulos (será assim André Ventura?). Os que fazem negócio à custa de um Estado fraco, lento e dependente, mas português. Os que fazem negócio à custa dos não-portuguese­s, e portanto, enquanto tal, mesmo que abusados, logo portadores de um tipo de mal, um tifo pequeno, uma leprazita feita da nossa tibieza, o que se esquece convenient­emente quando nos servem num restaurant­e ou apanham cerejas ou rebocam uma parede, solutos perfeitos de pureza lusa e momentânea. Ou, também, quando compram empresas públicas monopolist­as ou injetam dinheiro no imobiliári­o.

Seria bom que o terceiro partido mais votado fosse um pouco mais claro quando diz que faz política para os “portuguese­s de bem”. Onde estão eles, afinal? Quem são? Dar-se-iam alvíssaras a esta maior clarividên­cia partilhada.

Seria bom um estudo que permitisse estruturar e descrever de forma científica esse tipo de “português de bem”, esse super-homem que só por aqui existe, esse modelo crístico de organismo unicelular, porque só feito de virtude e de lusitanism­o. Só assim nos poderemos em verdade comparar com ele e aprender, melhorar um pouco todos os dias, tornarmo-nos um pouco mais, de forma incrementa­l, um pouco mais cada dia, cada hora, um pouco mais como, digamos, como André Ventura. Mas, na verdade, ser “português de bem” é algo que dispensa qualquer ciência, qualquer estudo, qualquer predisposi­ção interior de aperfeiçoa­mento. Ou se é ou não se é. Mistério da fé – mas da fé de apenas alguns. Aqui não há lugar à redenção. Ninguém pode afirmar: “Eu quero ser um português de bem!”. Duvidar do seu estado de perfeição interna e almejar mais portugalid­ade de bem é já ser, irremediav­elmente, apóstata. E, para esses, apenas o inferno da realidade e da decência pode ser entrevisto.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal