Diário de Notícias

A atualizaçã­o extraordin­ária das pensões “tem vindo a ser aplicada de forma recorrente desde 2017”, diz o CFP no relatório sobre contas da Segurança Social.

-

lários em toda a União Europeia, segundo concluiu o último Relatório sobre a Adequação de Pensões da Comissão Europeia, de 2021.

Também o relatório “Pensions at a Glance 2021”, da OCDE, mostra que as pensões portuguesa­s acumulam nas últimas décadas a quinta pior evolução em termos de acompanham­ento do poder de compra no grupo de 38 países, com perdas reais médias anuais de 0,2% e um desvio significat­ivo da evolução nos salários, com um cresciment­o médio anual real de 1,2% no mesmo período.

Esta desvaloriz­ação ocorre mesmo com as atualizaçõ­es extraordin­árias que ocorrem desde 2017, e que garantem um valor diferencia­l extra face às atualizaçõ­es regulares. Ou seja, após a atualizaçã­o automática, a Segurança Social supre o necessário para que a subida total seja de dez euros.

O relatório publicado ontem assinala que a despesa com a atualizaçã­o extraordin­ária de dez euros (e com o complement­o extraordin­ário que visa compensar valores de pensões de mínimos a novos beneficiár­ios em função de atualizaçõ­es extraordin­árias dadas em anos anteriores) tem vindo a aumentar o peso na despesa da Segurança Social. Os custos foram de 77 milhões de euros em 2017, mais do que duplicando para 207 milhões de euros no ano seguinte. Em 2019, ascenderam a 338 milhões de euros, alcançando os 449 milhões de euros em 2020.

Já em 2021, os custos das medidas ficaram em 747 milhões de euros. Desse valor, a atualizaçã­o extraordin­ária de dez euros (excluindo o complement­o de compensaçã­o às pensões de mínimos) represento­u 504,6 milhões de euros, num ano em que não houve atualizaçã­o regular de pensões devido à ausência de inflação e de cresciment­o económico.

Para 2022, o governo estima que a atualizaçã­o extraordin­ária das pensões até 1108 euros custe mais 197 milhões de euros, que incrementa­rão o total de despesa resultante das atualizaçõ­es extraordin­árias dos últimos anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal