Diário de Notícias

Falta de literacia financeira “potencia focos de pobreza”

No lançamento do site, ministro da Educação realçou importânci­a de um recurso que vai ajudar escolas, professore­s e cidadãos, uma “missão” da APB, sublinhou Vítor Bento.

- TEXTO ADELAIDE CABRAL dnot@dn.pt

C “apacitar a literacia financeira é capacitar para os direitos humanos.” A frase do ministro da Educação na conferênci­a de lançamento do site Saber de Contas, da Associação Portuguesa de Bancos (APB), resume bem a importânci­a deste tipo de iniciativa. Mesmo porque “um cidadão que não é capaz de gerir o seu orçamento, de ler um formulário do banco, do seguro, de planear a sua vida fiscal é um cidadão que está mais vulnerável à exclusão social”, justificou João Costa.

É precisamen­te para ajudar a esta integração, sem deixar ninguém para trás, para explicar processos e tirar dúvidas, mas também ajudar-nos a gerir melhor o orçamento familiar, por exemplo, que surge a nova plataforma, online desde terça-feira e que, conforme vincou o presidente da APB,Vítor Bento, tem por objetivo aumentar a literacia financeira da população portuguesa. Uma “missão” cuja importânci­a a APB reconhece, puxando a si o papel de criar um instrument­o de integração fundamenta­l.

“Se no início do século XX a literacia escrita era o principal instrument­o de capacitaçã­o pessoal, neste início do século XXI, a principal ferramenta diferencia­dora é a literacia financeira, acompanhad­a já por uma capacitaçã­o tecnológic­a e digital”, frisou o presidente da APB no evento. Uma posição secundada pelo ministro da Educação, que no encerramen­to do lançamento frisou que “é vital” à população dominar os mais básicos conhecimen­tos financeiro­s, “porque uma má gestão potencia focos de pobreza, com tudo o que isso traz para as nossas vidas”.

Na conferênci­a do Saber de Contas, que decorreu no Pequeno Auditório da Culturgest, na sede da CGD, em Lisboa, esteve ainda presente o vice-governador do Banco de Portugal (BdP), Luís Máximo dos Santos, que não poupou elogios ao contributo da APB para a literacia financeira dos portuguese­s. E houve tempo para ver os efeitos deste tipo de instrument­os, com os inputs da cara do Saber de Contas, Rita Machado, sobretudo em duas faixas essenciais da população: os mais novos e os mais velhos.

No debate, mediado pela subdiretor­a do Diário de Notícias, Joana Petiz, além da responsáve­l pelo Projeto de Educação Financeira da APB, deram os seus testemunho­s Andreia Garcia, coordenado­ra da Universida­de Sénior Única, e Ana Filipa Joaquim, professora do Agrupament­o de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, cujos alunos foram neste ano os grandes vencedores do European Money Quiz , promovido pela APB.

Rita Machado começou por explicar que o site Saber de Contas é um transversa­l, sendo útil tanto aos jovens como à população sénior, aos clientes bancários e aos cidadãos em geral, com o objetivo de explicar, de forma simples, temas como o crédito, a poupança, os pagamentos ou a segurança digital. E o vídeo de apresentaç­ão do site demonstrou isso mesmo, revelando “conteúdos úteis e informativ­os”, “linguagem simples e acessível”,“design intuitivo e navegação simplifica­da” que permitem um fácil acesso aos mais diversos temas. Aumentar a literacia financeira de quem a procura é o objetivo e por isso, além dos artigos, há explicador­es e vídeos tutoriais, com conteúdos disponívei­s para diferentes dispositiv­os (PC, tablets, telemóveis) e nas redes sociais.

Curioso foi o testemunho de Ana Filipa Joaquim, que é professora de Economia de alunos do 3.º ciclo e secundário e que se vira do avesso para os conseguir interessar e compreende­r Economia. E que explicou como lhes explica finanças pessoais e orçamentos familiares recorrendo a esquemas originais como dividir as turmas em casais e pondo-os a gerir uma casa, com rendimento­s e compras. “Muitos chegaram ao fim a concluir que o dinheiro não chegava para pagar as contas todas”, contou. Outra situação que simulou foi a compra de uma casa. “As reações foram muito engraçadas, porque ficaram muito zangados com as taxas de juro”, contou a rir, realçando a importânci­a de iniciativa­s como o Saber de Contas como ferramenta de aprendizag­em.

A trabalhar com o target oposto, Andreia Garcia assumiu que uma das principais preocupaçõ­es da Única, um projeto em cooperação com a Junta de Freguesa da Charneca da Caparica e da Sobreda, tem sido proteger a população idosa da vulnerabil­idade a fraudes e capacitá-la a usar, por exemplo, os novos meios de pagamento, para que não fiquem para trás na sociedade, na vida real. “O maior problema é desmistifi­car a complicaçã­o que julgam ser os meios de pagamento digitais, como o MBWay, e depois fazê-los perder o medo”, conta Andreia Garcia, garantindo que nesse processo as relações intergerac­ionais que a Universida­de promove são essenciais.

Se entender a importânci­a do dinheiro e a gestão financeira é o que se quer passar aos mais novos, a facilidade e as possibilid­ades dos meios digitais são a mensagem que passa aos mais velhos e em ambas o Saber de Contas é uma boa ajuda.

Isso mesmo reconheceu o vice-governador do BdP, Luís Máximo da Silva, sublinhand­o: “É justo reconhecer que há vários anos que a APB se tem assumido como um ator importante na formação financeira, com um papel ativo junto de vários públicos-alvo, de que são exemplo iniciativa­s como o European Money Quiz e o programa de literacia financeira dirigido à população sénior Tudo o que precisa de saber sobre banca online”. “A APB assumiu como missão contribuir para a educação financeira da sociedade, com especial foco nas camadas onde este conhecimen­to está mais vulnerabil­izado: nos jovens e nos idosos”, conclui Vítor Bento.

 ?? ?? Joana Petiz, subdiretor­a do DN, moderou o debate entre Rita Machado, Ana Filipa Joaquim e Andreia Garcia.
Luís Máximo dos Santos, vice-governador do Banco de Portugal, e Vítor Bento, presidente da APB, fizeram apresentaç­ões no evento.
Joana Petiz, subdiretor­a do DN, moderou o debate entre Rita Machado, Ana Filipa Joaquim e Andreia Garcia. Luís Máximo dos Santos, vice-governador do Banco de Portugal, e Vítor Bento, presidente da APB, fizeram apresentaç­ões no evento.
 ?? ?? Ministro da Educação, João Costa, encerrou o evento.
Ministro da Educação, João Costa, encerrou o evento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal