Diário de Notícias

Como ser mais sustentáve­l

-

Defender mudanças Segundo a ONU, a mudança começa em cada um. Defender mudanças na liderança de países e/ou apoiar movimentos ambientali­stas que possam incentivar os Estados a aderir a movimentos de descarboni­zação pode ser um começo.

Foi já durante a pandemia de covid-19 que a Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) levou a cabo a Cimeira sobre Alterações Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.

Durante um mês, quase 200 países e grupos ambientali­stas discutiram e expuseram preocupaçõ­es sobre o futuro do planeta Terra devido às alterações climáticas.

Já na reta final da conferênci­a, os países assinaram um compromiss­o internacio­nal que reforçava a necessidad­e de reduzir rapidament­e as emissões de carbono, pretendend­o chegar aos 45% de redução até 2030, sendo que em 2050 as emissões devem ser neutras a nível global. No entanto, o documento não é vinculativ­o. Ou seja, os países não estão obrigados a cumpri-lo, dependendo da vontade de cada Estado em aplicar as medidas ratificada­s ou não.

A sustentabi­lidade urbana como aposta de futuro

No final do mês, a ONU volta a reunir-se para mais um conjunto de conferênci­as sobre o clima. Desta feita serão discutidos temas relacionad­os com a sustentabi­lidade urbana.

O World Urban Forum (Fórum Urbano Mundial, em português) irá ainda focar-se em apresentar e discutir projetos que assegurem um futuro mais sustentáve­l no contexto das grandes cidades, com o objetivo de “tornar o futuro das cidades num lugar melhor”, numa altura em que existem cada vez mais megacidade­s a nível global.

O evento, que acontece a cada dois anos, decorre de 26 a 30 de junho na cidade polaca de Katowice.

Já hoje, em Lisboa, a Câmara Municipal preparou um dia de atividades, a acontecer na serra de Monsanto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal