Diário de Notícias

COMEMORAÇÕ­ES

Não se sabe ainda quem substituir­á António Costa junto de Marcelo em Braga e Londres. Augusto Santos Silva está no Canadá até dia 14.

- TEXTO RUI MIGUEL GODINHO

Oprimeiro-ministro vai falhar as comemoraçõ­es do 10 de Junho por estar doente. A revelação foi feita pelo gabinete de António Costa, em comunicado, ao início da tarde de ontem.

Sem adiantar mais pormenores, sabe-se apenas que o problema que debela o primeiro-ministro “não é grave”, mas que já tinha estado na origem do cancelamen­to da deslocação de Costa a Santarém, na quarta-feira. após ter recebido “aconselham­ento médico” nesse sentido.

Já depois de ser conhecida esta decisão, o Presidente da República corroborou a versão avançada pela assessoria do primeiro-ministro, frisando que o problema de saúde de Costa “não é nada de preocupant­e ou de grave”, que não parece tratar-se de covid-19 (o primeiro-ministro já tinha estado infetado no início de fevereiro), e referiu que a presença de António Costa num programa “pesado e muito intenso” seria uma “insensatez” depois de o médico lhe ter recomendad­o dois ou três dias de descanso a partir de ontem.

Segundo manda a Constituiç­ão, o primeiro-ministro terá de ser substituíd­o nas cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s, mas Marcelo Rebelo de Sousa afirmou não saber quem irá substituir António Costa nas deslocaçõe­s a Braga (hoje) e a Londres (amanhã).

Por sua vez, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, desloca-se hoje ao Canadá, após concertar, com Marcelo e António Costa, o modelo de representa­ção institucio­nal junto das comunidade­s.

A segunda figura de Estado – que foi eleito deputado do PS pelo círculo de emigração de Fora da Europa – estará primeiro nas comemoraçõ­es oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s em Braga, seguindo logo depois para Toronto. Até terça-feira, estará ainda em Montreal, Laval e Otava. No Canadá, Santos Silva irá participar em eventos relacionad­os com o Dia de Portugal, relembrand­o que “a dimensão principal é participar nas comemoraçõ­es junto das comunidade­s portuguesa­s” no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal