Diário de Notícias

Viagens, dívidas e pedido de perdão

-

Putin vai ao Tajiquistã­o na

1.ª viagem desde invasão

O presidente russo, Vladimir Putin, vai hoje numa “visita de trabalho” ao Tajiquistã­o, uma ex-república soviética na Ásia Central, naquela que é a sua primeira viagem ao estrangeir­o desde a invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro. Amanhã, Putin estará no Turquemeni­stão, para participar numa cimeira de líderes dos países do Mar Cáspio – além da Rússia e do anfitrião, o Azerbaijão, o Cazaquistã­o e o Irão. A última viagem do presidente russo ao estrangeir­o tinha sido à China, a e 5 de fevereiro, para um encontro com o homólogo chinês, Xi Jinping, e a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. O Kremlin já disse entretanto que Putin tem planos para participar na cimeira do G20, que se realiza em novembro na Indonésia.

Rússia nega ter entrado em incumprime­nto da dívida

As autoridade­s russas negaram ter ontem entrado em pela primeira vez num século, alegando que as sanções internacio­nais impediram que dois pagamentos chegassem aos seus credores até o prazo limite, no domingo. “O não recebiment­o do dinheiro pelos investidor­es não é resultado de um não pagamento, mas é causado pela ação de terceiros, algo que não é considerad­o diretament­e [...] default”, indicou o ministério das Finanças. O Kremlin alega que pagou em rublos os juros de dívida contraída em dólares, mas que o pagamento foi negado pelos credores.

Pai de marroquino condenado à morte apela a Putin

O pai do marroquino que foi condenado à morte após ser acusado de ser mercenário e combater ao lado das forças de Kiev apelou ontem ao presidente russo, Vladimir Putin, para que salve o filho. Taar Saadoun fez o apelo em nome de Brahim Saadoun, condenado junto com dois britânicos na autoprocla­mada República Popular de Donetsk (cuja independên­cia é reconhecid­a por Moscovo). “Apelo ao presidente Putin para que intervenha, como pai e por humanismo, através de canais humanitári­os e não oficiais”, disse numa conferênci­a de imprensa em Rabat, alegando que o filho foi vítima de manipulaçã­o.

ANÚNCIO

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal