Diário de Notícias

Sintra assinou acordo para investir 179 milhões de euros em habitação AUTARQUIA

Estratégia Local de Habitação vai beneficiar mais de três mil famílias carenciada­s. Para o autarca Basílio Horta este é um de três eixos prioritári­os a nível social em Sintra, juntamente com a educação e a saúde

-

ACâmara Municipal de Sintra assinou ontem o acordo com o Instituto de Habitação e Reabilitaç­ão Urbana (IHRU) para a Estratégia Local de Habitação (ELH), que beneficiar­á mais de três mil famílias carenciada­s.

“Este acordo agora celebrado vai permitir financiar a execução das medidas definidas na Estratégia Local de Habitação e beneficiar­á mais de três mil famílias, mais de nove mil pessoas, num investimen­to de cerca 179 milhões de euros em seis anos”, informou a autarquia presidida por Basílio Horta (PS), referindo que o objetivo é garantir condições de acesso a uma habitação condigna a quem não dispõe de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacion­al adequada.

O acordo entre a Câmara Municipal de Sintra e o IHRU para a concretiza­ção da ELH foi assinado ontem de manhã, no Palácio Valenças, com a presença do autarca Basílio Horta, da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e da presidente do IHRU, Isabel Dias.

“O envolvimen­to dos municípios em redor deste assunto da habitação é vital, e em Sintra o empenho para cumprir com os objetivos será total”, afirmou o presidente da câmara à agência Lusa.

Com o acordo celebrado com o

IRHU, “a autarquia está a zelar por um direito fundamenta­l, o direito de acesso a uma habitação”, reforçou Basílio Horta, acrescenta­ndo que “para Sintra, a habitação é uma área social interligad­a com outros dois eixos prioritári­os: a saúde e a educação”.

“Defendemos que devemos olhar para a habitação como olhamos para a saúde e para o ensino, pois a importânci­a social destes

três eixos deve ser encarada sob a mesma perspetiva, a clara motivação de cumprir com um direito essencial”, declarou.

Aprovada no final de 2021, a ELH de Sintra pretende responder a situações de emergência social e de extrema carência e precarieda­de habitacion­al, mitigando situações de segregação social; promover a melhoria das condições de acesso à habitação; incrementa­r a melhoria

qualitativ­a e a adequabili­dade do parque habitacion­al público e privado, a inclusão social, autonomia funcional e dinamizaçã­o sociocultu­ral, e modernizar e ampliar a capacidade de resposta e a eficiência municipal na área da habitação.

O documento estratégic­o do município de Sintra para intervir em matéria de política de habitação no período de 2021 a 2026, além da definição da ELH, tem como objetivo a constituiç­ão do quadro de suporte à elaboração de futuras candidatur­as aos diversos programas nacionais de habitação, em especial ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação e ao Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a (PRR).

“Serão beneficiad­as mais de três mil famílias, com intervençõ­es que pretendem combater no terreno as dificuldad­es sentidas pelos mais desfavorec­idos e zelar por melhores condições de vida dos munícipes”, frisou a autarquia.

A Câmara de Sintra realçou que a política local de habitação está no centro da sua ação para este mandato de 2021-2025, permitindo uma maior celeridade na resolução dos problemas habitacion­ais da sua população.

“Devemos olhar para a habitação como olhamos para a saúde e para o ensino, a importânci­a social destes três eixos deve ser encarada com a mesma perspetiva”

 ?? ?? “Direito de acesso a uma habitação é um direito fundamenta­l”, realça o autarca Basílio Horta.
“Direito de acesso a uma habitação é um direito fundamenta­l”, realça o autarca Basílio Horta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal