Diário de Notícias

Arábia Saudita apresenta boas práticas em Lisboa

- M.J.M.

Pensa-se em Arábia Saudita e a primeira imagem que nos ocorre evoca desertos a perder de vista. E, no entanto, este é também um país de mares, dois dos quais, de enorme importânci­a estratégic­a, são bem conhecidos dos portuguese­s desde o século XVI: o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Pelas duas razões, a geográfica e a histórica, este país veio a Lisboa apresentar os seus objetivos para 2030, em termos de proteção marinha, em convergênc­ia com as metas das Nações Unidas.

Para o mostrar aos participan­tes na conferênci­a e ao público português em geral, foi apresentad­o ontem, no Parque das Nações, o Pavilhão Blue Saudi, junto ao Altice Arena, numa cerimónia em que estiveram presentes o príncipe Saud Bin Abdulmohse­n Bin Abdulaziz Al-Saud, embaixador Extraordin­ário e Plenipoten­ciário do Reino da Arábia Saudita em Portugal, e o chefe da delegação oficial saudita na Conferênci­a dos Oceanos, Mohammed Ali Qurban.

Único país a apresentar um espaço próprio neste acontecime­nto coorganiza­do por Portugal, Quénia e Nações Unidas, a Arábia Saudita procura cativar-nos não só com a ambição das suas metas ambientais, como com as potenciali­dades turísticas dos seus mares, que podem ter temperatur­as de 36 graus à superfície. Através de várias experiênci­as de realidade virtual disponívei­s no pavilhão, o visitante pode mergulhar entre corais e conhecer algumas das espécies marinhas que têm ali o seu habitat. Do mesmo modo, pode tomar contacto com o que de mais importante se está a fazer, tanto em termos de investigaç­ão científica nesta área, como de sensibiliz­ação das populações costeiras para a importânci­a de boas práticas na atividade piscatória.

De referir, que o Mar Vermelho, ao contrário do que acontece noutros mares do mundo, ainda é habitat de 246 espécies diferentes de corais. O Pavilhão Saudi Blue está aberto ao público até 1 de julho.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal