Diário de Notícias

Kerry louvou exemplo de Portugal na ação climática

CONSELHO DE ESTADO Marcelo diz que enviado norte-americano elogiou o exemplo português e opôs-se a mudança na ação climática por causa da guerra.

-

OPresident­e da República afirmou ontem que na reunião do Conselho de Estado o enviado presidenci­al norte-americano para o clima, John Kerry, louvou Portugal e opôs-se a uma mudança de rumo devido à pandemia ou à guerra.

Após uma reunião do Conselho de Estado no Palácio da Cidadela de Cascais com Kerry como convidado para analisar o combate às alterações climáticas e a transição energética, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que esta “foi talvez uma das sessões mais interessan­tes” do seu órgão político de consulta e referiu que o enviado presidenci­al norte-americano para o clima “fez questão de responder a todas as perguntas, e que foram muitas, e respondeu em pormenor, com um tom otimista, mas ao mesmo tempo realista”.

O chefe de Estado respondeu que Kerry “foi muito claro” sobre a atual conjuntura de guerra na Ucrânia e defendeu que “não se pode recuar por causa da pandemia nem da guerra”. “E explicou até que é um erro por causa da situação conjuntura­l criada pela guerra haver recuos e abrir a utilização do carvão, que isso são recuos depois de reparação muito difícil, é muito contra isso”, acrescento­u, frisando que Kerry também falou dos seus “contactos com a China e com a Índia” sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Marcelo diz que Kerry considera que este “é um período transitóri­o, em que os governos vão ter de acomodar, em que as opiniões públicas vão exigir dos governos, naturalmen­te, essas medidas de ajustament­o, mas que não pode haver uma mudança de rumo, porque se há uma mudança de rumo então perde-se muito do que já se adquiriu”.

“Por outro lado, aproveitou para louvar o exemplo português. Falou-se do exemplo da proteção marítima, quer na reserva das ilhas Selvagens, quer nos Açores. E ele também louvou muito o facto de Portugal estar a antecipar metas em termos de clima, porque é um bom exemplo”, relatou.

Nesta reunião estiveram ausentes os conselheir­os de Estado Lídia Jorge, António Damásio, Leonor Beleza, o presidente do Tribunal Constituci­onal, João Caupers, e o primeiro-ministro, António Costa - em sua representa­ção esteve a ministra Mariana Vieira da Silva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal