Diário de Notícias

Deputados. Jantar para agradecer a Rui Rio

- DN/LUSA

Adireção do grupo parlamenta­r do PSD promoveu ontem um jantar para assinalar o fim das funções de Rui Rio como presidente e “agradecer os serviços prestados”, a dois dias do congresso que legitimará o sucessor Luís Montenegro.

Numa mensagem de correio eletrónico enviada aos deputados, e a que a Lusa teve acesso, Paulo Mota Pinto justificou a oportunida­de do jantar com o aproximar do momento em que Rui Rio “vai cessar funções como presidente do partido, funções que exerceu nos últimos quatro anos”.

“A direção do Grupo Parlamenta­r entende dever promover, antes ainda desse momento, um jantar para o assinalar e para agradecer os serviços prestados pelo Dr. Rui Rio nos seus vários mandatos”, acrescenta o presidente da bancada.

Na mensagem, informam-se os deputados que Rui Rio “acedeu a essa intenção da direção do Grupo Parlamenta­r, embora entenda que não deve usar da palavra nesse jantar, tendo em conta a proximidad­e da eleição de novos órgãos nacionais em Congresso e da sua própria substituiç­ão”.

Rui Rio já disse que só se deverá manter em funções como deputado até setembro e que a saída do cargo de presidente do PSD representa­rá “um ponto final parágrafo” na sua vida política.

Rio foi eleito pela primeira vez presidente do PSD em 13 de janeiro, derrotando Pedro Santana Lopes, e foi reeleito em 2020, contra Luís Montenegro, e em dezembro de 2021, contra Paulo Rangel.

Luís Montenegro foi eleito o 19.º presidente do PSD em eleições diretas realizadas em 28 de maio, com 72,5% dos votos contra 27,5% de Jorge Moreira da Silva.

O 40.º Congresso do PSD, que consagrará o novo líder e em que serão eleitos os restantes órgãos nacionais, realiza-se entre sexta-feira e domingo, no Porto.

Deste congresso sairão os novos órgãos nacionais do partido, sabendo-se já que Paulo Colaço não voltará a encabeçar nenhuma lista ao Conselho de Jurisdição Nacional do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal