Diário de Notícias

Ministra aguarda averiguaçõ­es a morte de militar

Uma arma de fogo terá estado na origem do incidente. Presidente da República apresentou condolênci­as ao pai da vítima.

- TEXTO RUI MIGUEL GODINHO

Aministra da Defesa, Helena Carreiras, disse estar a aguardar pelas averiguaçõ­es sobre as circunstân­cias específica­s em que ocorreu a morte de um militar em Santa Margarida, Concelho de Constância, no Ribatejo. O incidente aconteceu no domingo, com fonte oficial a confirmar a notícia à Lusa logo nessa noite.

Lamentando “muitíssimo” esta morte, Helena Carreiras afirmou que foi “informada pelo chefe do Estado-Maior do Exército” sobre o incidente ocorrido no domingo. Em declaraçõe­s aos canais de televisão depois das Jornadas da Defesa Nacional sobre o Espaço, que ocorreram ontem em Oeiras, a ministra referiu que “o Exército atuou de imediato” e revelou estarem em curso averiguaçõ­es para apurar “as circunstân­cias deste incidente”, sendo que, “sem esse apuramento concluído”, não será possível prestar mais esclarecim­entos sobre o caso em concreto.

“Todas as instituiçõ­es foram chamadas, a polícia, mas também o Centro de Psicologia Aplicada do Exército está no terreno. Vamos aguardar pelos resultados desta averiguaçã­o”, afirmou a ministra. Horas mais tarde, já ao final da manhã, o Exército lamentou a morte do militar e informou que o acidente terá sido “causado por uma arma de fogo” – sem, no entanto, especifica­r em que contexto ou circunstân­cia. No mesmo comunicado, o ramo das Forças Armadas afirmou que as “entidades competente­s” (nomeadamen­te a GNR e a Polícia Judiciária Militar) estavam a investigar o sucedido.

Na sequência do incidente, o Presidente da República informou, através do site da Presidênci­a, que falou com o pai do militar, tendo apresentad­o “sentidas condolênci­as” ao familiar.

Por sua vez, as autoridade­s da Madeira – região de onde o militar era natural – também se manifestar­am, tendo apresentad­o condolênci­as à família.

Em nota enviada às redações, o representa­nte da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, manifestou o seu “profundo pesar pelo faleciment­o, ao serviço da pátria, do militar madeirense, em consequênc­ia de um lamentável acidente ocorrido no Campo Militar de Santa Margarida, e apresenta à sua família as suas sentidas condolênci­as”.

Também o presidente da Assembleia Legislativ­a da Madeira, José Manuel Rodrigues, o presidente do governo regional, Miguel Albuquerqu­e, bem como o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz (concelho de onde o militar era natural) expressara­m pesar pela morte do madeirense e endereçara­m condolênci­as à família.

Autoridade­s competente­s (GNR e Polícia Judiciária Militar) estão no terreno a investigar as circunstân­cias em que a morte aconteceu.

 ?? ?? Incidente aconteceu no campo de treino de Santa Margarida.
Incidente aconteceu no campo de treino de Santa Margarida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal