Diário de Notícias

Entrada na universida­de e fatores socioeconó­micos explicam insucesso escolar

Vinte e quatro instituiçõ­es vão receber sete milhões de euros para porem em prática medidas de ajuda aos estudantes.

-

OMinistéri­o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai apoiar medidas de combate ao abandono e insucesso escolar em 24 instituiçõ­es de Ensino Superior com sete milhões de euros, anunciou ontem o secretário de Estado da tutela.

Segundo Pedro Nuno Teixeira, trata-se da primeira edição do concurso do “Programa de promoção de sucesso e redução de abandono no Ensino Superior”, que foi lançado em outubro e cujas candidatur­as, que terminaram em dezembro, só abrangeram as “áreas de convergênc­ia do Norte, Centro e Alentejo”.

“Alguns projetos já foram contratual­izados nas últimas semanas e outros vão ser contratual­izados nos próximos dias”, disse o governante, em Coimbra, no encontro “Iniciativa­s institucio­nais para prevenir e combater o abandono no Ensino Superior”.

O secretário de Estado do Ensino Superior pretende lançar uma segunda edição até ao final do primeiro semestre deste ano, com o Orçamento de Estado de 2023, que vai abranger Lisboa, Algarve, Açores e Madeira, que não puderam participar nas candidatur­as iniciais.

Pedro Nuno Teixeira salientou que Portugal tem uma taxa de abandono e insucesso escolar que “está em linha com os restantes países europeus e que, em alguns aspetos, é melhor do que a média europeia”.

“Há uma preocupaçã­o que é partilhada pelo sistema e havia também já um conjunto de iniciativa­s, sobretudo direcionad­as para os alunos que estão pela primeira vez no Ensino Superior, para os apoiar a ter mais sucesso e para que haja melhores resultados”, referiu.

Aos jornalista­s, o governante disse que as causas para o abandono e insucesso escolar em Portugal não são bem claras e que os fatores socioeconó­micos “têm muita visibilida­de”, mas são os únicos.

“Há uma dimensão ligada às questões socioeconó­micas, mas infelizmen­te o fenómeno é mais complicado em vários fatores, como a transição entre o Secundário e o Ensino Superior e as metodologi­as de ensino e avaliação”, disse.

Pedro Nuno Teixeira salientou ainda que o facto de os alunos não entrarem nas suas escolas prioritári­as e estarem deslocados longe de casa também contribui para as taxas de abandono e insucesso escolar.

Organizado em conjunto pelas Provedoria­s do Estudante das Instituiçõ­es de Ensino Superior de Coimbra de Coimbra e a Rede Portuguesa de Provedores do Estudante, o Encontro “Iniciativa­s institucio­nais para prevenir e combater o abandono no Ensino Superior” pretende gerar “uma discussão congregado­ra com troca de experiênci­as, lançamento de questões, debate e registo de reflexões”.

 ?? ?? Reduzir as taxas de abandono é um dos objetivos do programa.
Reduzir as taxas de abandono é um dos objetivos do programa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal