Diário de Notícias

Portugal volta a fazer história com vitória frente à Eslovénia que deixa o sonho mais perto

Seleção vence por 33-30 e continua na luta pelas meias-finais do Europeu 2024 e pelo torneio pré-olímpico.

- TEXTO CARLOS NOGUEIRA Com LUSA

Pedro Portela fez quatro remates e marcou três golos aos eslovenos.

Aseleção nacional de andebol venceu ontem a Eslovénia, por 33-30, em jogo da segunda jornada da ronda principal do Euro2024, que decorre na Alemanha. Este resultado permite à equipa treinada por Paulo Jorge Pereira manter-se na luta pelos lugares que dão acesso às meias-finais, bem como ao torneio pré-olímpico para os Jogos de Paris.

Em Hamburgo, Portugal impôs a segunda derrota à Eslovénia, que vinha de uma série de quatro vitórias seguidas, tendo em destaque Martim Costa, o melhor marcador da partida com 11 golos em 14 remates, tendo por isso sido eleito o Homem do Jogo (MVP). Em grande nível estiveram ainda os guarda-redes Diogo Rêma e Gustavo Capdeville, que protagoniz­aram defesas de grande nível.

A seleção nacional esteve a vencer por quatro golos na primeira parte, mas a Eslovénia respondeu e a deram a volta ao marcador a cinco minutos de terminar o primeiro tempo com quatro golos consecutiv­os, colocando-se a vencer por 16-14. Só que a reação portuguesa foi imediata ao ponto de ir para o intervalo a vencer por 18-17.

No segundo tempo, Portugal chegou a estar à frente por por cinco bolas de diferença (28-23), mas voltou a permitir uma reação eslovena até aos 29-28, mas nos minutos finais Diogo Rema brilhou, segurando a vantagem de 33-30.

A seleção nacional soma assim por vitórias os dois jogos realizados na ronda principal (Main Round) do Europeu, depois de ter já vencido a Noruega, por 37-32), somando assim quatro pontos no Grupo II, em que o próximo adversário é a Campeã Europeia Suécia, em partida marcada para domingo, às 17.00 horas, sendo a última partida desta fase na terça-feira, às 14.30 com os Países Baixos.

Refira-se que os dois primeiros de cada um dos grupos da Main Round apuram-se para as meias-finais, enquanto o terceiro de cada grupo irá disputar a partida de atribuição do 5.º lugar, que poderá ser importante para definir quem irá participar no torneio pré-olímpico.

“O futuro é agora”

O selecionad­or nacional Paulo Jorge Pereira não escondeu a felicidade por mais um grande feito da sua equipa, que venceu uma equipa que foi Medalha de Bronze no Mundial de 2017, e apontou o caminho a seguir: “Estamos um bocadinho mais perto do pré-olímpico com esta vitória, mas matematica­mente ainda não conseguimo­s e dependemos de outros resultados também”, disse, assumindo que, nesta fase da prova, “não vale a pena pensar muito nisso”.

O treinador português lembrou que foi uma vitória frente a “outra equipa do Top-10 Mundial”. “Os jogadores estiveram fantástico­s, afinal continuamo­s a ter de encontrar soluções que não estão planificad­as devido a várias contraried­ades, mas a resposta deles tem sido fantástica porque eles estão abertos à descoberta de novas soluções”, sublinhou, destacando que a equipa tem “combatido de forma extraordin­ária”, o que faz com que “a vitória fique mais perto”.

Sobre o jogo com a Suécia, Paulo Jorge Pereira recordou que “é a campeã europeia e uma das melhores seleções do mundo”, mas deu a receita que tem ditado os bons resultados neste Europeu: “Pensar só em nós e perceber que o futuro é agora.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal