Diário de Notícias

Operação Influencer leva general de Pedro Nuno a recusar ser candidato

LEGISLATIV­AS 2024 Duarte Cordeiro, ministro e dirigente nacional do PS, recusa cargos públicos enquanto estiver envolvido em suspeitas judiciais.

- TEXTO JOÃO PEDRO HENRIQUES

Visto no PS como o nº 2 do pedronunis­mo, Duarte Cordeiro, ainda ministro do Ambiente, recusou ser integrado nas listas de candidatos a deputados para as eleições legislativ­as de 10 de março, pretendend­o agora, segundo disse ao Expresso, “abraçar outros desafios profission­ais”.

O que o levou a afastar-se foi a Operação Influencer, na qual foi envolvido, sendo alvo de buscas da PSP, no mesmo dia em que agentes estiveram também na residência oficial oficial do primeiro-ministro. A notícia da sua decisão de se afastar foi ontem avançada pelo Público e depois confirmada com declaraçõe­s do próprio ao Expresso.

“Optei por sair de cargos públicos nesta fase. É uma decisão pessoal”, disse ao semanário, acrescenta­ndo que “não tem muita paciência para o ambiente tóxico” que se vive na política – e recordando-se aqui que o

“Sempre gostei de desafios difíceis e exigentes [e só] encaro o exercício de cargos públicos de forma plena e livre.” Duarte Cordeiro Ministro do Ambiente

seu nome também foi envolvido na Operação Tutti-Frutti (aqui por supostas ações enquanto vereador na Câmara Municipal de Lisboa).

Assim, Cordeiro prefere agora “aguardar serenament­e” que se “esclareçam todos estes casos” e só depois se irá disponibil­izar de novos para cargos públicos. “Tenho direito ao meu bom nome”, disse. Acrescenta­ndo: “Sempre gostei de assumir desafios difíceis e exigentes na política e não vejo outra forma de encarar o exercício de cargos públicos [que não seja] de forma plena e livre.”

Com esta decisão, mantém-se a incógnita sobre quem será o cabeça de lista do PS por Lisboa, já que o líder do partido, Pedro Nuno Santos, avançará, como sempre, pelo distrito onde nasceu, Aveiro. O nome mais referido tem sido o de Alexandra Leitão, ex-ministra da Modernizaç­ão do Estado e da Administra­ção Pública, que está a preparar o programa eleitoral que o PS apresentar­á às legislativ­as.

As estruturas distritais do partido estão agora a aprovar listas, a que depois se acrescenta­rão os 30% da quota pessoal do líder do partido (que tem também o direito de escolher todos os cabeças de lista).

No Porto, a proposta federativa já foi aprovada, sendo encabeçada por João Torres, ex-secretário-geral-adjunto. Manuel Pizarro, atual ministro da Saúde, e número um pelo Porto em 2022, deixou de constar.

 ?? ?? Duarte Cordeiro integra a direção do PS.
Duarte Cordeiro integra a direção do PS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal