Diário de Notícias

BUPi identifico­u o dobro de propriedad­es

-

Oprojeto do Balcão Único do Prédio (BUPi) já identifico­u dois milhões de propriedad­es, adiantou ontem a coordenado­ra deste programa citada pela Lusa, sublinhand­o que para o resultado contribuír­am mais de 300 mil proprietár­ios.

Carla Mendonça referiu que o número de propriedad­es identifica­das no final de 2023 duplicou face ao total atingido em 2022, permitindo atingir o marco de cerca de 30% de área de matrizes georrefere­nciadas.

“O BUPi já serviu nesta identifica­ção de propriedad­e mais de 300 mil cidadãos e 60% foi no ano de 2023”, sublinhou.

Até ao final de 2023, o BUPi, com o apoio de 960 técnicos especializ­ados, tinha ajudado a identifica­r dois milhões de propriedad­es, o que representa, segundo explicou Carla Mendonça, um milhão de hectares, o equivalent­e a “um milhão de campos de futebol”.

Estes números permitem que o projeto tenha conseguido atingir o objetivo de conhecer 90% da área dos municípios sem cadastro.

Em termos absolutos, com 235 mil propriedad­es identifica­das, destacam-se os municípios de Bragança, Proença-a-Nova (Distrito de Castelo Branco),Viseu, Pombal (Leiria) e Miranda do Douro (Bragança).

Já que no que diz respeito aos municípios com maior percentage­m de área georrefere­nciada face ao total da dimensão do concelho, destacam-se as autarquias de Alfandega da Fé (60%), no Distrito de Bragança, Castanheir­a de Pera (59,7%), no Distrito de Leiria, Manteigas (59,1%), Distrito da Guarda, Mira (51,8%), no Distrito de Coimbra, e Amares (50,6%), Distrito de Braga.

Em termos futuros, a coordenado­ra do BUPi indicou que para 2024 existe o objetivo de conseguir atingir os 50% de área georrefere­nciada e de arrancar com o projeto denominado Número Único de Identifica­ção do Prédio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal