Diário de Notícias

Açores. Bolieiro dramatiza companha e já pede maioria absoluta

ELEIÇÕES Líder da coligação PSD-CDS-PPM começou a campanha a distribuir “santinhos” em Rabo de Peixe.

- DN/LUSA

Oprimeiro dia do período oficial de campanha nos Açores começou, para a coligação PSD-CDS-PPM, em Rabo de Peixe (Concelho da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel), com o cabeça de lista pelo círculo, José Manuel Bolieiro, recandidat­o a presidente do Governo Regional, a dramatizar os apelos à maioria absoluta.

“O dia mais difícil mesmo é quando queremos fazer bem e não nos deixam. E por isso é que eu aqui, nesta campanha eleitoral, peço o grau de confiança do povo para poder fazer o melhor por ele, com estabilida­de, para não ficar interrompi­do, para que não haja, sobretudo, bloqueios ao meu trabalho, ao trabalho ao serviço do povo”, disse Bolieiro, quando interpelad­o pelos jornalista­s que o acompanhar­am.

Questionad­o sobre se o objetivo é conseguir maioria absoluta, começou por responder que a coligação que lidera representa a “afirmação de uma alternativ­a para os 24 anos consecutiv­os do Governo do PS”. Mas a seguir acrescento­u: “O que eu preciso é que, no Parlamento, haja uma maioria estável, que só pode ser a absoluta, (...) para garantir a duração dos mandatos até ao fim, como deve ser numa democracia madura.”

Bolieiro e a sua comitiva passearam-se pelas ruas de Rabo de Peixe – uma das localidade­s mais pobres dos Açores –, distribuin­do “santinhos” (postais com a sua fotografia). Quando falava com a proprietár­ia de um café, justificou que quis ali começar simbolicam­ente a campanha para “combater o anátema que às vezes querem impor” localmente. “E nós queremos ter um projeto político e de governação (...) de puxar para cima, elevador social e cultural, através da promoção do povo e da nossa identidade”, afirmou.

No final do diálogo, como fez noutros locais, Bolieiro desejou felicidade­s e deixou um postal com a sua fotografia: “Deixo-lhe aqui o meu cartão, que chamam, na gíria, o santinho”. Mais tarde explicaria que os postais com a sua fotografia são localmente designados por “santinhos” porque algumas pessoas os guardam em casa “com carinho”, como se fossem pagelas de santos católicos.

Onze candidatur­as concorrem às eleições regionais açorianas marcadas para 4 de fevereiro, estando em disputa 57 lugares na Assembleia Legislativ­a. O Presidente da República decidiu dissolver o Parlamento açoriano e marcar eleições após o chumbo do Orçamento para este ano.

 ?? ?? José Manuel Bolieiro em Rabo de Peixe.
José Manuel Bolieiro em Rabo de Peixe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal