Diário de Notícias

Moscovo acusa Kiev de “ato terrorista bárbaro”

Ataque alegadamen­te levado a cabo pelas forças ucranianas na região ocupada de Donetsk fez pelo menos 25 mortos e 20 feridos.

-

OMinistéri­o russo dos Negócios Estrangeir­os caracteriz­ou ontem como “ato terrorista bárbaro” o ataque atribuído aos ucranianos na região de Donetsk e que causou pelo menos 25 mortos e 20 feridos.

Através de um comunicado, a diplomacia russa indicou que “o regime neonazi em Kiev, apoiado pelos Estados Unidos e pelos seus satélites, cometeu mais uma vez um ato terrorista bárbaro contra a população civil da Rússia”.

Segundo o líder da República Popular de Donetsk, responsáve­l pela entidade territoria­l incorporad­a na Rússia, Denis Pushilin, o ataque foi realizado pela artilharia ucraniana com projéteis de calibre 152 e 155mm a partir das direções de Kurajovsky e de Krasnogoro­vsky.

Os serviços de emergência confirmara­m existir duas crianças entre os feridos e alertaram que o número de mortos pode aumentar, uma vez que há muitas vítimas que sofreram ferimentos graves, incluindo “feridas profundas em órgãos vitais e amputações traumática­s de extremidad­es”.

Este ataque a Donetsk ocorre num momento de intensific­ação dos combates na frente oriental ucraniana, onde as tropas russas registaram alguns progressos nos últimos dias, de acordo com o think tank norte-americano Instituto de Estudos de Guerra.

Até ao fecho desta edição, Kiev ainda não tinha comentado o ataque e segundo a Associated Press, ainda não foi possível verificar de forma independen­te as informaçõe­s transmitid­as.

Já as defesas aéreas russas afirmaram ontem ter repelido um grande ataque aéreo ucraniano contra várias posições na Península da Crimeia, que foi incorporad­a na Rússia, mas que Kiev considera parte do território ucraniano.

Moscovo confirmou o abate de dois drones ucranianos ao largo da costa ocidental da Crimeia, o abate de dois mísseis que se dirigiam para a península quando sobrevoava­m a região de Genichesk (na região de Kherson, controlada pela Rússia) e o abate de um “objeto aéreo” sobre as águas ao largo de Sebastopol. Até ao final deste domingo, não havia notícia de vítimas ou danos materiais nestes ataques, afirmaram as autoridade­s, segundo a Agência TASS.

Do outro lado da barricada, os serviços secretos militares ucranianos reivindica­ram ontem a autoria dos ataques contra um terminal de gás russo no Mar Báltico e várias instalaçõe­s militares em Smolensk, Tula e Oriol.

Segundo fonte daqueles serviços secretos, citada pelo grupo de media RBK, o incêndio que deflagrou no terminal de gás operado pela empresa russa Novatek, em Ust-Luga, foi causado pelo impacto de um drone ucraniano. O terminal fica a 110 quilómetro­s de São Petersburg­o e a cerca de mil quilómetro­s da fronteira com a Ucrânia.

 ?? ?? Pelo menos 25 pessoas morreram no ataque a Donetsk.
Pelo menos 25 pessoas morreram no ataque a Donetsk.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal