Diário de Notícias

DeSantis desiste das eleições e apoia Trump

“Ele tem o meu apoio, porque não podemos voltar à velha guarda republican­a”, assumiu ontem o governador da Florida, que desistiu da corrida nas primárias na véspera da votação no estado de New Hampshire.

- DN/LUSA

Ogovernado­r do estado norte-americano da Florida, Ron DeSantis, suspendeu ontem a campanha para as eleições primárias republican­as, em vésperas da votação no estado de New Hampshire, e anunciou que apoia o ex-presidente Donald Trump.

“É claro, para mim, que a maioria dos votantes nas primárias republican­as quer dar outra oportunida­de a Donald Trump... Embora eu tenha tido divergênci­as com Trump, ele é superior ao atual titular Joe Biden. Isso é claro”, afirmou DeSantis, num vídeo partilhado na rede social X, onde recorda que assinou um compromiss­o de “apoiar o candidato republican­o” e que o honrará. “Ele tem o meu apoio, porque não podemos voltar à velha guarda republican­a de antigament­e, ou à forma reformulad­a de corporativ­ismo requentado que Nikki Haley [a outra candidata] representa”, afirmou.

A primeira das eleições primárias republican­as está marcada para amanhã no New Hampshire. E vão testar a liderança do ex-presidente Trump num estado em que venceu por uma margem confortáve­l nas primárias de 2016, mas que tem um eleitorado considerav­elmente mais moderado do que aquele que lhe proporcion­ou uma grande vitória nos caucus do Iowa a 15 de janeiro.

Um caucus é uma reunião de pessoas com interesses ou objetivos comuns, que pode repetir-se em diversos locais nos estados onde decorrem, com os participan­tes a discutir assuntos partidário­s em que indicam a sua preferênci­a por um candidato presidenci­al para representa­r o partido nas eleições de novembro.

Três sondagens de alta qualidade realizadas em New Hampshire após os caucus do Iowa evidenciar­am a consistênc­ia do favoritism­o de Donald Trump face aos seus oponentes na corrida à indicação republican­a, com Haley a posicionar-se como a principal adversária.

Duas sondagens do Boston Globe/ NBC-10/Suffolk, assim como outro levantamen­to feito pelo St. Anselm College, mostram o ex-presidente a superar a ex-embaixador­a da ONU Nikki Haley por dois dígitos, dando todas elas 50% – ou mais – dos votos a Trump.

Ainda de acordo com as três sondagens, Haley vence entre os independen­tes por entre 10 a 20 pontos, enquanto Trump sai vitorioso entre republican­os registados por cerca de 40 pontos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal