Diário de Notícias

Dívida total da economia volta a subir

Telecomuni­cações encarecem 6,4%

- M.C.D

Após ter recuado 8,7 mil milhões de euros no décimo mês de 2023, a dívida conjunta das famílias, empresas e Estado retomou a trajetória ascendente em novembro, fixando-se o passivo total da economia em 806,7 mil milhões de euros, mais 1,4 mil milhões face ao mês precedente, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados ontem.

Em comparação com o período homólogo, altura em que o endividame­nto do setor não financeiro apontava para os 795,5 mil milhões de euros, o agravament­o registado foi de 1,4% – o que, em termos nominais, reflete um acréscimo de 11,2 mil milhões de euros.

Do total da dívida, 449,5 mil milhões diziam respeito ao setor privado (empresas privadas e particular­es) e 357,2 mil milhões ao setor público (administra­ções e empresas públicas). Ambos os setores foram responsáve­is pelo aumento do endividame­nto da economia.

Em detalhe, a nota estatístic­a informa que a dívida do setor público cresceu 1,1 mil milhões de euros, “refletindo o incremento do endividame­nto das empresas, em mil milhões de euros, essencialm­ente perante o exterior, sob a forma de empréstimo­s e títulos de dívida de curto prazo”. O passivo das famílias também aumentou, cerca de 100 milhões, principalm­ente junto do setor financeiro.

Já o setor público viu o seu endividame­nto total subir 300 milhões de euros em novembro. Este aumento resultou do reforço da dívida junto das administra­ções públicas, em 2,6 mil milhões, que acabou por ser parcialmen­te compensado pela redução do endividame­nto junto do exterior, em 2,2 mil milhões. Tal diminuição, explica o BdP, “foi influencia­da pela amortizaçã­o parcial de empréstimo­s do Mecanismo Europeu de Estabiliza­ção Financeira, em 1,5 mil milhões de euros”.

Os preços das telecomuni­cações em Portugal subiram 6,4% em dezembro em termos homólogos e 0,02% face a novembro, segundo a Autoridade Nacional de Comunicaçõ­es (Anacom). No mês passado, “os preços das telecomuni­cações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 0,02% face ao mês anterior, em resultado de alterações de preços de ofertas de banda larga móvel através de PC/tablet/pen/router”, diz o regulador. Em comparação com “o mês homólogo do ano anterior, os preços aumentaram 6,4%, tratando-se de uma variação dos preços superior em cinco pontos percentuai­s à verificada pelo IPC (1,4%)”, sublinha a Anacom. Já a taxa de variação média dos últimos 12 meses dos preços foi de 4,1%, 0,3 p.p. abaixo da registada pelo IPC (4,3%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal