Diário de Notícias

Impostos, pensões e habitação

-

Redução da carga fiscal

Prioridade assumida da Aliança Democrátic­a, ainda que admita que deve ser “implementa­da de forma gradual e sustentáve­l”, a redução de impostos prometida incide sobretudo sobre o IRS. Algo que passa pela redução das taxas marginais do imposto até ao 8.º escalão, e ainda por medidas mais específica­s, como a aplicação de uma taxa máxima de 15% até aos 35 anos (exceto no último escalão) e a isenção de contribuiç­ões sobre prémios de desempenho (até ao limite de um salário mensal). Mas também se aplicará ao IRC, sendo apontado como objetivo aplicar uma redução gradual de dois pontos percentuai­s até que, no final da legislatur­a, se possa chegar aos 15%.

“Dignidade” para pensionist­as

O reforço do Complement­o Social para Idosos, garantindo um valor de referência de 820 euros em 2028 para os reformados “em situações mais vulnerávei­s”, gerou polémica no Congresso do PSD, a 25 de novembro, mas nem por isso foi deixado cair por Montenegro. No programa económico da Aliança Democrátic­a volta-se a apontar a garantia desse valor pela Segurança Social como algo que se torna necessário para os cerca de 1,5 milhões de pensionist­as que atualmente têm um valor inferior ao salário mínimo nacional “viverem com dignidade”.

“Choque” na Habitação

Entre muitas críticas às medidas dos Governos socialista­s nesta área, a Aliança Democrátic­a advoga um “choque de oferta privada, pública e cooperativ­a”. Isto passará, em concreto, por medidas de flexibiliz­ação, nomeadamen­te nas limitações de ocupação de solos e de construção em altura, mas também por um regime temporário de eliminação ou redução dos custos tributário­s em obras de construção e reabilitaç­ão de edifícios. E ainda pela existência de parcerias público-privadas destinadas à construção e reabilitaç­ão em larga escala, para habitação e alojamento de estudantes. Sendo que, nos apoios dirigidos aos jovens, também está em causa a isenção de IMT e Imposto de Selo na compra de primeira casa, bem como garantias públicas para viabilizar o financiame­nto bancário da totalidade do preço de aquisição pelos jovens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal