Diário de Notícias

Do Vaticano a Ancara

-

Papa evoca Holocausto

O Papa Francisco evocou a memória do Holocausto – cujo dia internacio­nal é observado no próximo sábado – lembrando que “a lógica do ódio e da violência nunca pode ser justificad­a”, num apelo feito após a audiência semanal no Vaticano. “Que a lembrança e a condenação do horrível extermínio de milhões de judeus e de pessoas de outras religiões na primeira metade do século passado ajudem todos a não esquecer que a lógica do ódio e da violência nunca pode ser justificad­a, porque negam a nossa própria humanidade”, afirmou o pontífice.

Navios atacados

O Comando Central dos EUA disse que o contratorp­edeiro USS Gravely destruiu com sucesso dois dos três mísseis antinavio lançados pelos Houthis contra um navio com bandeira dos EUA (o terceiro caiu no mar). Horas antes, soube-se que dois navios porta-contentore­s escoltados pela Marinha norte-americana deram meia-volta quando atravessav­am o Estreito de Bab el-Mandeb, e saíram do Mar Vermelho, após explosões nas proximidad­es. Segundo a empresa proprietár­ia, Maersk, os navios transporta­vam carga fretada pelo Governo norte-americano.

TIJ pronuncia-se

O painel de 17 juízes do Tribunal Internacio­nal de Justiça vai decidir na sexta-feira se decreta medidas de emergência sobre a guerra Israel-Hamas, na sequência das acusações feitas pela África do Sul de que a operação em Gaza é um “genocídio” por parte de Telavive.

Ancara e Teerão alinhados

Os presidente­s da Turquia e do Irão, Recep Erdogan e Ebrahim Raisi, concordara­m “na importânci­a de evitar medidas que possam ameaçar ainda mais a segurança e a estabilida­de da região”, disse o líder turco após ter recebido em Ancara o homólogo iraniano para debaterem a Palestina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal