Diário de Notícias

Klopp deixa Liverpool para descobrir o que é ter uma “vida normal”

INGLATERRA Técnico sai dos reds no final da época. Conquistou a Liga dos Campeões (2018-19), o Mundial de Clubes (2019) e uma Liga inglesa (2019-20).

-

E “stou a ficar sem energia. Não tenho nenhum problema agora, obviamente, já sabia há muito tempo que teria que anunciar isto nalgum momento.” O desabafo em jeito de adeus antecipado de Jürgen Klopp ao Liverpool surpreende­u e comoveu o mundo do futebol.

Num vídeo publicado nas redes sociais do clube, o técnico alemão anunciou que vai deixar o cargo de treinador dos reds no final da época. Tem contrato até 2026, mas quer “descobrir o que “é ter uma vida normal” e por isso deixa o futebol. Se é uma pausa breve ou definitiva logo se verá. Mas com essa certeza de não querer ser como Alex Fergusson, que fez um anúncio idêntico e depois, no final da época, acabou por continuar no Manchester United: “Não, não.”

“Adoro absolutame­nte tudo neste clube, adoro tudo na cidade, adoro tudo nos nossos adeptos, adoro a equipa, adoro o staff. Tomo esta essa decisão porque estou convencido de que é a decisão que devo tomar”, disse o treinador dos reds, há oito anos no clube.

Conquistou a Liga dos Campeões (2018-19), o Mundial de Clubes (2019), um campeonato inglês (2019-20), uma Supertaça Europeia (2019), uma Taça da Liga inglesa (2021-22), uma Taça de Inglaterra (2021-22) e uma Supertaça de Inglaterra (2022).

Assim que se soube da intenção do alemão, foram logo apontados alguns possíveis sucessores, como Xabi Alonso, atual treinador do Bayer Leverkusen, Roberto De Zerbi, técnico do Brighton, e Pep Lijnders, adjunto de Klopp, mas também Nagelsmann (selecionad­or alemão), Luis Enrique (PSG), Diego Simeone (Atlético Madrid), Luciano Spalletti (selecionad­or italiano) e Steven Gerrard (Al Ettifaq).

Atualmente, o Liverpool segue no topo da classifica­ção da Liga inglesa, com 48 pontos, mais cinco que o segundo classifica­do, o Manchester City (os citizens somam menos um jogo).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal