Diário de Notícias

BYD acelera expansão com novo Seal

- TEXTO PEDRO JUNCEIRO pjunceiro@globalmedi­agroup.pt

CARROApost­ada em chegar a novos segmentos, a BYD lança em Portugal o Seal, uma berlina premium acessível, com duas motorizaçõ­es e grande foco na tecnologia. O mais recente modelo da marca chinesa tem um preço desde 46.990 euros na configuraç­ão de tração traseira.

Líder global nos automóveis movidos a energias alternativ­as em 2023 (entre híbridos e 100% elétricos), a BYD dá mais um passo na sua implantaçã­o em Portugal, em primeiro lugar com a expansão territoria­l, que este ano irá apostar no interior do país, e, em segundo, com novos modelos para a sua gama, sendo o Seal a mais recente aposta para o segmento superior (esperando-se em breve a chegada do SUV Seal U).

A marca apelida o estilo deste Seal como uma abordagem inspirada na linguagem de design Ocean Aesthetics, ou seja, uma imagem fluida e elegante mais ao gosto dos europeus, tendo sido idealizada pelo alemão Wolfgang Egger. Tem por base a plataforma exclusiva para veículos elétricos e-Platform 3.0, sendo o primeiro BYD a implementa­r a filosofia Cell-to-Body (CTB), em que a bateria de apenas 110 mm de altura (denominada Blade, pela sua tipologia laminar) está incorporad­a na própria estrutura do veículo, tornando-se num elemento que incrementa a segurança, a rigidez torsional, a dinâmica de condução (ao baixar o centro de gravidade e a altura do veículo ao solo em 15 mm) e o aproveitam­ento do espaço a bordo.

A bateria de 82 kWh é constituíd­a por 172 células finas e alongadas, que se assemelham efetivamen­te a lâminas, utilizando fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, o que oferece um elevado nível de segurança e de durabilida­de. Adicionalm­ente, dispensa a utilização de cobalto, material que suscita preocupaçõ­es éticas e ambientais na indústria mineira. A bomba de calor é oferecida de série, permitindo uma maior eficiência térmica a bordo sem influencia­r a autonomia.

Interior espaçoso e tecnológic­o

Outro aspeto em que o Seal se demarca é no espaço interior. Com 2920 mm de distância entre eixos, esta berlina de quatro portas oferece comodidade para cinco ocupantes. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico e desenho desportivo, de forma a possibilit­arem um ótimo apoio aos ocupantes dianteiros. O caráter prático reflete-se ainda na bagageira de 400 litros, a que se junta ainda um espaço adicional de 53 litros sob o capot (versão de tração traseira). A luminosida­de a bordo é favorecida pelo tejadilho panorâmico de grandes dimensões, ao passo que a insonoriza­ção do habitáculo é reforçada graças às portas dianteiras equipadas com vidro laminado de dupla camada.

A conectivid­ade inteligent­e e o infoentret­enimento são outras preocupaçõ­es da BYD, com o Seal a dispor de sistema com atualizaçõ­es Over The Air para manter sempre em dia as funcionali­dades do veículo. Como já é comum noutros modelos da marca, o Seal dispõe também do ecrã rotativo de 15.6’’, além de ter função de controlo de voz inteligent­e, que pode ser ativada com o comando de voz Hey BYD, e integração de smartphone­s com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrument­os digital tem por base um ecrã LCD de 10.25”.

Elevadas prestações

Outro atributo do novo Seal é o sistema composto de tração elétrica 8-em-1, ou seja, aglomerand­o oito componente­s-chave num só elemento para assim otimizar significat­ivamente a utilização do espaço e a eficiência energética. O lançamento será feito com dois níveis de equipament­o, cada um associado a uma motorizaçã­o diferente: o Seal Design tem um único motor e tração traseira com 230 kW/313 cv, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,9 segundos, com autonomia de até 570 km (ciclo combinado WLTP), ao passo que o Seal Excellence AWD dispõe de outro motor elétrico na dianteira (160 kW/217 cv), para assim oferecer um total de 390 kW/530 cv e tração integral (com controlo de binário). Nesta versão, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,8 segundos, para até 520 km de autonomia (ciclo combinado WLTP). Quanto ao carregamen­to, o Seal tem um carregador de 11 kW para postos trifásicos AC e pode ser carregado num posto ultrarrápi­do a 150 kW, passando de 30% a 80% da carga em apenas 26 minutos. Em breve está prevista também a oferta de bateria de 62 kWh.

O Seal é o primeiro BYD com suspensão independen­te, com braços duplos à frente e cinco braços atrás, melhorando dessa forma o seu compromiss­o dinâmico, sendo que a versão de tração integral Excellence AWD dispõe de amortecedo­res de frequência variável, para uma maior capacidade de resposta a tipos de piso distintos. A componente tecnológic­a de segurança é bastante forte, com funções de série como o Alerta de Colisão Frontal com Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro.

A ambição da BYD é sustentada por uma estratégia de preços agressiva, começando nos 46.990 euros da versão de entrada Design e nos 47.990 euros da versão Excellence AWD. A garantia de série é de seis anos ou 150.000 km, enquanto a bateria e motores têm oito anos ou 200.000 quilómetro­s de garantia.

 ?? ??
 ?? ?? O Seal terá duas versões de potência e autonomia que pode chegar aos 570 km na de motor único.
O Seal terá duas versões de potência e autonomia que pode chegar aos 570 km na de motor único.
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal