Diário de Notícias

Finlândia: Stubb vence e enfrenta Haavisto na 2.ª volta

Ex-primeiro-ministro conservado­r parte como favorito para o duelo com antigo chefe da diplomacia, a 11 de fevereiro.

-

Oex-primeiro-ministro conservado­r Alexander Stubb foi o mais votado na primeira volta das eleições presidenci­ais na Finlândia, mas ficou longe da maioria e terá que enfrentar o ex-chefe da diplomacia Pekka Haavisto na segunda volta, a 11 de fevereiro.

Stubb, líder do Partido da Coligação Nacional, obteve 27,1% dos votos e Haavisto, líder ecologista e candidato independen­te, garantiu 25,8%, segundo os resultados oficiais, quando estavam contados 99,1% dos votos. A participaç­ão foi 74,9%, sendo que houve um recorde no voto antecipado.

Na terceira posição ficou o ultranacio­nalista Jussi Halla-aho (19%), seguido do independen­te Olli Rehn (15,4%), ex-comissário europeu e atual governador do Banco da Finlândia. Nenhum outro candidato (havia nove no total) ultrapasso­u a barreira dos 5% dos votos no país de 5,5 milhões de habitantes.

O vencedor das eleições vai substituir no cargo, a 1 de março, o presidente Sauli Niinisto, impedido de se recandidat­ar após cumprir dois mandatos.

Alexander Stubb, 55 anos, que, tal como o Niinisto pertence ao Partido da Coligação Nacional, beneficia de uma larga carreira política – foi eurodeputa­do, ocupou três pastas ministeria­is, incluindo Negócios Estrangeir­os, chefiou o Governo entre 2014 e 2015, candidatou-se à presidênci­a da Comissão Europeia (quando Ursula Von der Leyen foi escolhida) e à liderança do Partido

Popular Europeu e foi vice-presidente do Banco Europeu de Investimen­to.

Enquanto chefe da diplomacia do anterior executivo de Sanna Marin, Pekka Haavisto desempenho­u um papel fundamenta­l na adesão da Finlândia à NATO. Após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, a Finlândia iniciou um trajeto em direção à adesão à Aliança Atlântica, e abandonou uma histórica neutralida­de a nível internacio­nal. Em abril de 2023 converteu-se no 31.º Estado-membro da NATO. Militante dos Verdes, Haavisto concorreu como independen­te, naquela que é a sua terceira candidatur­a presidenci­al, depois de ter ficado em segundo lugar nas duas ocasiões anteriores.

 ?? ?? Haavisto (à esquerda) e Stubb (à direita) sorridente­s após serem conhecidos os resultados.
Haavisto (à esquerda) e Stubb (à direita) sorridente­s após serem conhecidos os resultados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal